Avaliação Laboral e constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) estão entre as ações sugeridas, aprovadas e desenvolvidas pelo atual GMC
Sistemas de gestão da qualidade, certificações e normas regulamentadoras preveem a formação de específicos grupos de trabalho dentro de uma corporação, justamente para que tudo seja planejado, executado, corrigido e verificado. Este ciclo, conhecido como Qualidade Total, ou pela sigla em inglês PDCA (Plan, Do, Check e Act), é responsável em gerir, manter e oferecer ferramentas para que qualidade de vida ocupacional, serviços ou produtos de uma companhia estejam sempre em conformidade. Este processo também visa satisfação total da equipe de colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores, seja do ponto de vista legal (normativas, leis e resoluções), ou no que se refere ao D-Olho na Qualidade (Descarte Organização, Limpeza, Higiene e Ordem Mantida).
Melhoria Contínua é o nosso compromisso
Neste sentido, a AGE Technology, mantenedora do SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional, fomentou internamente a montagem do seu GMC (Grupo de Melhoria Contínua). A equipe que compõe o grupo focou suas atividades em três pilares de atuação. Os projetos de Avaliação Laboral, que prevê o estudo de mobiliários, ambiente de trabalho e ergonomia funcional, e da formação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) foram os primeiros a ganhar funcionamento prático dentro da empresa. Uma terceira ação, batizada de Empresa Limpa, já foi desenvolvida em formato de projeto e entrará em funcionamento em breve.
“O GMC prevê a presença de um colaborador de cada área da empresa, absorvendo suas ideias, boas práticas e indicações. Com isso, também melhoramos o fluxo de comunicação entre os departamentos, seus processos e rotinas de trabalho, beneficiando o capital humano, clientes e fornecedores. Nesta fase, conseguimos boa coleta de sugestões, priorizando a implantação de algumas delas. Foi assim que surgiu a CIPA e o projeto de ergonomia funcional. Nossas reuniões ocorrem mensalmente e aplicamos a metodologia PDCA nas atividades do grupo. Depois das decisões em consenso, deliberamos os próximos passos junto à diretoria da AGE”, explica Kilder Ribeiro, um dos coordenadores do GMC e presidente da Cipa.
A AGE constituiu a sua CIPA respeitando os critérios legais e utilizando o módulo do próprio SOC, que possui recursos como registro de candidatos, cadastro de membros, votação eletrônica, gerenciamento de treinamentos, ocorrências e atividades. Todos esses registros são feitos no software via SOC GED, o Gerenciamento Eletrônico de Documentos, que gera, controla, armazena e compartilha essas informações. A comissão formada já é responsável por gerir cerca de 50 vidas na empresa. Seus membros receberam treinamento de uma consultoria externa, adquirindo uma visão sistêmica sobre a NR5, que trata da Comissão. “Vistorias no edifício sede da empresa, mapa de risco, manutenção dos equipamentos de prevenção e combate a incêndio, avaliação ergonômica, calendário de eventos e organização da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) estão entre os projetos da nossa equipe. Estamos evoluindo de forma muito positiva”, conclui o presidente da comissão.
0 resposta