O conceito de UX e inovação são alguns temas muito comentados na área de tecnologia e, ao que tudo indica, serão referência em outras áreas
Você já ouviu falar em Experiência do Usuário, mais conhecida pelo termo em inglês User Experience (UX)?
A grande função de UX é identificar necessidades/oportunidades dos Clientes/Usuários e atendê-las. Para garantir a eficácia de UX, é necessário considerar que a experiência de utilização do Cliente/Usuário deve ser o centro de tudo. Assim, é possível inserir melhorias nos produtos já existentes, novas funcionalidades e até mesmo criar novos produtos. UX pode até mesmo modificar estratégias!
O que é UX?
É a percepção, os sentimentos, o comportamento e o repertório de uma pessoa ao utilizar algo! Ou seja, é um processo em que as necessidades, oportunidades, desejos e limitações do ser humano são considerados em todas as fases de desenvolvimento de um produto. Além disso, inclui questões de aspecto prático, como a utilidade, a facilidade de utilização e a eficácia do produto. A experiência do usuário é de natureza subjetiva. Afinal, trata a percepção e pensamento individual no que diz respeito ao sistema, produto ou serviço fornecido.
A experiência do usuário é dinâmica, pois é constantemente modificada ao longo do tempo, devido à evolução das circunstâncias e inovações do mercado. Os profissionais de marketing e comunicação aplicam diariamente as técnicas de UX para facilitar a compreensão e usabilidade de seus websites, simplificando ações para manter o internauta navegando e encaminhá-lo para páginas que tragam conversão e lucros para a empresa de seus clientes. Instituições bancárias, startups e empresas de tecnologia também adotam diariamente a metodologia para facilitar a compreensão e usabilidade de seus clientes.
UX e Inovação nas Empresas
E em quais áreas as empresas podem utilizar UX? Em todas as áreas, afinal, todos os produtos/serviços podem utilizar UX para melhorar a experiência dos seus Clientes/Usuários, sejam eles externos ou internos. O principal objetivo é fornecer uma boa experiência para que todos melhorem a sua produtividade. No caso da Equipe SOC, a missão do time de UX é “garantir a excelência na experiência do Cliente/Usuário, a fim de incentivar e apoiar a evolução dos produtos”.