Data foi criada em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU, a fim de tratar de assuntos relacionados à preservação ambiental no mundo
Em 1972, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada na Suécia, foi estabelecido o Dia Mundial do Meio Ambiente, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Desde então, a data é comemorada anualmente em todo o mundo no dia 5 de junho. Reconhecendo a importância deste marco para a preservação ambiental, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional reforça a importância deste “Dia” junto aos setores onde atua, multiplicando ações em prol de uma vida saudável e da continuidade das futuras gerações no planeta Terra.
O Dia Mundial do Meio Ambiente tem como principal objetivo chamar a atenção de empresas, governos e da sociedade na intenção de aumentar a preservação ambiental no meio onde vivemos. Anualmente, a ONU aplica um tema diferente à causa. A diferenciação dos temas é uma forma de promover ideias, proteção ambiental e atividades de conscientização nas populações ao redor do mundo. Em 2013, a data terá como lema “Pensar. Comer. Conservar. Diga não ao desperdício”. A ideia é oferecer um reforço institucional às campanhas de combate à fome e preservação dos recursos essenciais para a vida.
Todos os anos, a ONU também escolhe um país como sede desta importante celebração. Por seu trabalho de destaque na transição para um modelo de “Economia Verde”, a Mongólia, localizada no continente asiático, foi escolhida como a nação que sediará as comemorações oficiais em 2013. Além de alertar sobre a preservação ambiental no planeta Terra, o evento deste ano dará importante apoio à campanha contra o desperdício de alimentos, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
“O seres vivos têm o sagrado direito à vida, independentemente de sua espécie, raça, cor ou crença religiosa. Por outro lado, temos que lutar pela preservação ambiental no trabalho, em casa ou no lazer. O setor de desenvolvimento de software é considerado indústria limpa, por isso que os recursos do SOC já nasceram com esta vertente ambiental. Neste caso, ganhamos parte do tempo que usaríamos à causa em nosso ambiente profissional para nos dedicar em casos de maior complexidade na sociedade. Temos que transformar pensamentos em ações reais a cada dia, pois preservar o meio ambiente é um dever de todos nós”, ressalta Deivis Melo, gerente comercial da AGE Technology, empresa mantenedora do SOC.