Webinar gratuito, promovido pela LG Lugar de Gente, discutiu sobre as novas regras do eSOCial e os desafios na Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.
No dia 10 de abril de 2018, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional participou do Webinar sobre eSOCial promovido pela LG Lugar de Gente.
O objetivo era fomentar a discussão sobre a parte de Medicina e Segurança do eSOCial, além de esclarecer as principais dúvidas dos participantes a respeito do tema.
O evento online e gratuito contou com a presença de Kilder Ribeiro de Almeida (Líder de Projetos Estratégicos e responsável pelo eSOCial no SOC), Luiz Antônio Medeiros (Auditor-Fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego) e a mediação de Sáttila Silva (Gerente de Planejamento da LG Lugar de Gente), que estiveram em Goiás para discutir os Impactos do eSOCial nas rotinas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
Entre os temas abordados no Webinar sobre o eSOCial, estão os maiores desafios a serem enfrentados pelas empresas e o que elas devem fazer para se adequar às novas regras do projeto.
Por fim, ainda foram esclarecidas as principais dúvidas dos participantes para realizar a prestação de informações relacionadas ao tema para o Governo Federal.
O eSOCial e os impactos nas rotinas de SST
O projeto do eSOCial foi dividido em fases de implantação. Na primeira, as companhias tiveram que enviar seus dados de cadastro. Já na segunda etapa, elas começaram a transmitir os eventos não periódicos.
E, agora, as empresas terão que se preparar para as novas fases. Principalmente, no que diz respeito ao envio das rotinas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) ao eSOCial, que entrarão em vigor a partir de janeiro de 2019.
Para isso, será necessário que as empresas verifiquem se os processos internos estão de acordo com a legislação para que consigam enviar os dados ao Governo no prazo correto.
Ou, por exemplo, se o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) contempla todas as informações necessárias para o eSOCial e se já existe um mapeamento dos ambientes, com a identificação dos riscos existentes.
Além disso, para garantir a excelência na Gestão Ocupacional, é recomendável que a empresa conte com o apoio de um software, capaz de reunir todos os dados de SST, a fim de ajudar as organizações a vencerem essa fase de implantação do eSOCial.
► Conheça o Diferencial do SOC capaz de garantir a Segurança das Informações para o eSOCial