O SOC foi o patrocinador master da Hackathon “Desafio Startup Cidadã”, que visava o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a educação.
Nos dias 20 e 21 de outubro, o SOC patrocinou a Hackathon “Desafio Startup Cidadã”. Uma maratona tecnológica que aconteceu durante 33 horas ininterruptas no SENAI (Vila Mathias), em Santos.
O apoio do SOC visa promover o desenvolvimento de softwares inovadores, além, é claro, de incentivar a economia criativa no segmento de Tecnologia da Informação.
No período da tarde, nossa equipe distribuiu kits de energia, composto por coca-cola, barrinha de cereal e chocolate, para que todos os participantes e envolvidos na maratona pudessem recuperar as energias e passar a noite desenvolvendo as soluções.
Já no domingo, nossa equipe esteve presente durante toda a apresentação dos projetos e ainda deu um “upgrade” na premiação, dando cheques para os três primeiros colocados na maratona.
Conheça a Hackathon “Desafio da Startup Cidadã”
Com o tema “Educação”, o objetivo do evento era o de utilizar a tecnologia para aprimorar o sistema educacional da região. Com isso, os participantes tiveram que desenvolver soluções inovadoras que atendam às necessidades e solucionem os principais desafios que ainda são enfrentados dentro de colégios públicos.
O termo “hackathon” tem origem na combinação das palavras inglesas “hack” (programação) e “marathon” (maratona), resultando em uma “maratona de programação”.
Destinado a profissionais das áreas de tecnologia da informação (TI), marketing, design e negócios, os 65 participantes puderam contribuir, em grupos, para a criação de soluções no formato de uma empresa startup.
Durante o desafio, eles tiveram que criar um plano de negócios, que comprovasse a eficácia da solução e ainda demonstrar como a ideia funciona na prática.
Semana municipal da Ciência e da Tecnologia
Em sua quarta edição, a Maratona Tecnológica marcou o encerramento das Semanas de Ciência e Tecnologia e da Educação. Realizadas pela Prefeitura Municipal de Santos, as semanas promoveram a fomentação, divulgação e a popularização dos temas em toda a região.
Além disso, a maratona tecnológica contou com a organização da Zerotreze, ecossistema de inovação do Grupo Resolv, que aprimorou o regulamento, incrementou métodos e recursos para dar maior credibilidade ao evento.
Entre as novidades deste ano, estava a conexão dos participantes com os educadores mais engajados da Semana da Educação, ocorrida em agosto. Nomeados “mentores” das equipes, esses profissionais foram responsáveis por expor os desafios da educação e validar as soluções propostas pelos times.
Participaram também especialistas renomados em T.I, que realizaram a auditoria no código dos softwares e mentorias técnicas.
Já o júri foi composto por grandes nomes da educação, inovação e tecnologia, como: Amaral Medeiros (analista de projetos do Instituto Ayrton Senna); Audrey Kleys (vereadora e presidente da Comissão Municipal de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia na Câmara Municipal de Santos); Eduardo Bento (professor no I2A2 Instituto de Inteligência Artificial Aplicada e professor de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ); Felipe Nogueira (chefe do departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Santos); Dr. Jamir Mendes Monteiro (coordenador dos cursos de Tecnologia EaD da Fatec – Santos); Marcia Golfieri (pesquisadora do ecossistema de inovação da IBM Brasil); Maria Helena Marques (chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação de Santos) e Manoela Meroti Peixoto (empreendedora, criativista e youtuber de 10 anos, geek e palestrante da Campus Party Brasil).
Entre os critérios utilizados para selecionar os trabalhados estão a adequação aos objetivos propostos, a viabilidade de realização e o impacto para a população, além da inovação tecnológica.
Soluções para os principais desafios da Educação
No sábado, os times já haviam escolhido suas ideias e validaram as soluções com os educadores. Em seguida, passaram a madrugada desenvolvendo as soluções tecnológicas. No domingo à tarde, as equipes tiveram que apresentá-la para a banca julgadora, que escolheram os três melhores projetos para serem premiados.
Entre as soluções propostas estavam um robô que auxilia os professores em sala de aula; a comunicação entre pais e educadores; a automatização de diários de classe; programas para gestão escolar e jogos que facilitam o aprendizado das matérias.
Os vencedores ganharam o direito de incubar seus projetos na Fundação Parque Tecnológico de Santos e terão todo o suporte necessário para o desenvolvimento dos projetos.
1º lugar na Hackathon “Desafio Startup Cidadã”
Em primeiro lugar, ficou o “Educ4Feel”, premiado com o valor de R$ 32 mil em serviços para auxiliar na implantação da Startup mais o prêmio surpresa do SOC de R$ 2.500. O aplicativo mede o sentimento do aluno por meio de um totem, colocado dentro da escola, com “emojis”.
Com isso, o aluno pode clicar na “carinha” que melhor reflete a sua emoção e, tanto a escola como os responsáveis, poderão traçar ações para direcionar e interagir com o aluno. O objetivo principal é reduzir as taxas de suicido entre crianças e adolescentes.
2º lugar na Hackathon “Desafio Startup Cidadã”
O segundo lugar foi para o aplicativo “Professor Presente”, que recebeu o valor de R$6.500,00 em serviços para a Startup Cidadã, além de R$ 1.250 dados pelo SOC.
O app tem o objetivo de otimizar o tempo do professor ao registrar as presenças dos alunos em sala de aula. Além disso, há a possibilidade de comunicar os pais sobre a ausência dos filhos via SMS.
3º lugar na Hackathon “Desafio Startup Cidadã”
Por fim, em terceiro lugar, ficou o “Alfabet Hero”, que recebeu R$ 800 do SOC mais o prêmio de R$ 3.250,00 em serviços.
A solução tecnológica busca auxiliar a ampliação do vocabulário de alunos entre 7 a 12 anos.
Confira como foi a Participação do SOC na Maratona Tecnológica