Processo sem responsável
Defina um responsável pelo eSocial de sua empresa. Assim, não corre o risco de ter deixado de prestar informações no ambiente, ou de ter prestado de maneira divergente
Falta de comunicação entre os envolvidos
É indispensável que os envolvidos estejam prontos com relação às obrigações e datas de atendimento ao eSocial.
Se a área de Recursos Humanos combinar que o empregado será registrado no dia 01, e não tiver tomado as medidas necessárias de qualificação de informações cadastrais e agendamento de exame admissional, a empresa pode ter algum problema na contratação.
Outro exemplo, caso o gerente planeje férias com os empregados e não tiver uma comunicação para que o Departamento Pessoal a registre no eSocial, a empresa pode receber uma multa.
Comunicação é o básico para que o processo possa acontecer
Esqueça o “jeitinho brasileiro”
Existe uma inteligência no Big Data fiscal e trabalhista dos empregadores, feita para o recebimento de dados estruturados que são utilizados para localizar erros e fraudes. O procedimento é realizado em tempo real.
Segura e Medicina do trabalho é somente para empresas grandes
Logo na contratação do primeiro funcionário, deve-se ter o programa de segurança e medicina do trabalho.
O cronograma do eSocial prevê que a obrigação de informar os eventos do eSocial para as empresas terão início a partir de julho de 2020.
Porém, mesmo com a data informada, tem que se lembrar que os programas obrigatórios no primeiro funcionário sempre existiram.
Se sua empresa não tem, há riscos de ser autuado e multado.
Adiar a atualização dos dados dos empregados
A obrigatoriedade das empresas no envio de dados de seus empregados teve seu início no dia 10 de abril de 2019. Os problemas podem surgir, caso não tenha acontecido uma regularização, na transferência das informações para o eSocial, se deparando com dados divergentes que devem ser regularizados na Caixa Econômica, Receita Federal ou Previdência Social.
Solução: Crie um comunicado interno informando o seu empregado, deixando-o ciente de que qualquer alteração em seus dados deve ser comunicada imediatamente à empresa para o devido esclarecimento e direcionamento.
Comunicar os dados fora do prazo
Programe seu processo de forma que o tempo determinado sejam atendidos e cumpridos, ficando tranquilo com esta obrigação.
Pensar que sua empresa é simples, é pequena e não haverá problema em comunicar os dados após o dia estabelecido, pode gerar uma autuação e penalização.
Acreditar que o eSocial não irá perceber o erro
Antes mesmo de você pensar o sub título acima, o eSocial já notou o problema.
Deve-se ter consciência de que o deve em cumprir a legislação sempre esteve ligado ao eSocial, fiscalizando seus processos.
Portanto, fique atento!
Leia também:
► Adicional de Insalubridade: Saiba como ter direito ao benefício
► Necessidade de investimento em tecnologia fortalece em eSocial
► Conheça a Tela de Relatórios Agendados do SOC
► Prazo de entrega de contribuições previdenciárias do Grupo 2 do eSocial é alterado