Você sabe quais são as responsabilidades de uma consultoria em segurança e medicina do trabalho? Saiba o que esperar ao contratar este serviço e a importância dele para manter a segurança no local de trabalho.
Pensar na integridade e na preservação da vida dos seus colaboradores é fundamental, em qualquer companhia. Para contribuir e tornar o trabalho mais assertivo, os departamentos de Recursos Humanos das empresas costumam contar com o apoio de uma consultoria em segurança e medicina do trabalho.
Neste artigo, vamos explicar quais as responsabilidades desse prestador e a sua importância na organização.
O que faz uma consultoria em segurança e medicina do trabalho?
Um prestador de consultoria em segurança e medicina do trabalho atua como um grande parceiro de qualquer empresa quando falamos de: saúde dos funcionários e da adequação às determinações do Ministério do Trabalho.
Uma das principais funções é incentivar a adoção de atitudes responsáveis e legais no dia a dia da companhia a fim de evitar acidentes e enfermidades. São muitos detalhes que não podem passar despercebidos pelo departamento pessoal de uma organização. Afinal, com um ambiente de trabalho agradável e seguro, ganha-se produtividade e, consequentemente, lucratividade.
Viu só como essa consultoria em segurança e medicina do trabalho é importante? Ela garante que as condições para o trabalhador são as ideais, além de cuidar de diversos aspectos legais relacionados ao Ministério do Trabalho.
Quais exames podem ser realizados e indicados pela consultoria?
Um dos temas, que gera muitas dúvidas no departamento pessoal, são os exames que o colaborador precisa realizar: quais são eles, com que frequência devem ser feitos, como deve ser o encaminhamento e o registro desse exame, entre outros pontos.
É importante lembrar que esses exames variam de acordo com o cargo da pessoa e o perfil da sua função, ou seja, mais detalhes que precisam de atenção. Aqui, mais uma vez, entra em ação a consultoria em segurança e medicina do trabalho, pois ela tem todas essas informações para orientar os seus clientes.
Exames como retorno ao trabalho, afastamento, periódicos, demissionais, admissionais, mudança de cargo, entre outros, estão previstos por lei e ajudam a prevenir problemas no ambiente de trabalho. Além disso, em alguns casos é preciso verificar a questão auditiva, respiratória e/ou ergonômica do colaborador. A consultoria está apta para isso.
Por que contratar uma consultoria em segurança e medicina do trabalho?
Se você ainda não ficou convencido das suas vantagens, vamos elencar aqui mais algumas razões pelas quais a sua empresa, independente do segmento de atuação e do seu tamanho, deve contar com esse apoio.
• Uma consultoria, além de orientá-lo em todos os aspectos que já mencionamos acima, pode ajudá-lo com a indicação de fornecedores para a realização de exames e melhorias no ambiente de trabalho. Quem sai ganhando é a sua empresa, pois o departamento pessoal ganha tempo para focar em outras atividades, além da segurança e economia de contratar fornecedores com indicação.
• As leis do Ministério do Trabalho são bastante rígidas e específicas, dificilmente um único profissional na sua empresa teria conhecimento de todas elas. Ao contar com uma consultoria em segurança e medicina do trabalho, ela possui uma gama de profissionais especializados em diferentes áreas para garantir que a sua companhia está operando, com tudo em dia.
• Com a experiência da consultoria, é possível implementar novas ideias e ações na sua empresa, como palestras educativas, mudanças simples no ambiente que agregam saúde e aumentam a produtividade e atitudes positivas pensando no bem-estar de todos.
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