Estamos sempre buscando melhorias em todas as áreas, principalmente na saúde. E uma das melhorias se encontra na união de tecnologia e medicina do trabalho. A medicina vem sendo revolucionada ano após ano pelas novas tecnologias que surgem no setor. Aprimorando diagnósticos, tratamentos e proporcionando resultados muito mais eficazes aos profissionais e aos pacientes. Em todas as áreas da medicina, a tecnologia veio para trazer benefícios, como é o caso da medicina do trabalho.
A medicina do trabalho é uma especialidade que se preocupa com a prevenção das doenças no exercício profissional e controles dos riscos ambientais. É de suma importância para manter a integridade física e até mesmo psicológica dos funcionários. E para corroborar com a produtividade da empresa e evitar afastamentos médicos recorrentes.
A medicina do trabalho atua para fazer o trabalhador exercer sua função sem que sua saúde e qualidade de vida estejam em risco, seguindo normativas governamentais comuns à medicina ocupacional.
Como essa é uma área da saúde presente em praticamente todas as empresas, principalmente as de médio e grande porte, a tecnologia veio para otimizá-la e trazer melhores resultados.
Assim como em outras especialidades, a medicina do trabalho também realiza exames diagnósticos, prescreve e realiza tratamentos e emite prontuários médicos diariamente. É uma clínica como outra qualquer e precisa do apoio da tecnologia para sua rotina. Veja como unir a tecnologia e medicina do trabalho.
Tecnologia e Medicina do Trabalho
A tecnologia pode ser encontrada em diversos setores, e na medicina não seria diferente. Buscando melhorias e eficácia para a área de saúde, a tecnologia e medicina do trabalho se uniram. Saiba mais onde elas se encontram:
Prontuários eletrônicos
A integração dos dados dos pacientes no meio eletrônico proporciona muito mais agilidade ao médico para acompanhar o histórico do paciente, além de colaborar para um tratamento e procedimentos assertivos de acordo com o que está descrito em seu prontuário.
Além disso, ao integrar todas as informações em um só documento, de fácil acesso tanto pelo médico como pelos atendentes, agiliza-se o atendimento de ambos e a vida do próprio trabalhador. Consequentemente, a empresa contratante também se beneficia com essa agilidade médica.
O fácil acesso também proporciona maior agilidade. Um sistema deste tipo permite que as informações do paciente sejam acessadas de qualquer lugar do mundo.
Para a clínica de medicina do trabalho, a digitalização dos prontuários também reduz custos com impressões e a necessidade de espaço físico para armazenar tantos papeis. Consequentemente, auxilia evitando a perda de prontuários impressos ou a troca dos mesmos.
Internet das coisas
Sensores podem ser instalados nas áreas das empresas para detectar as condições de execução de trabalho e do ambiente em si. Como insalubridade ou radiação, por exemplo. Tais sensores podem ser conectados a dispositivos que informem às empresas e aos médicos do trabalho, como estão as condições de trabalho do paciente, a fim de tomar medidas preventivas e corretivas para a sua saúde.
Software de gestão
Assim como em qualquer clínica, além de lidar com o atendimento médico dos pacientes, é preciso administrar todo o funcionamento da clínica, como financeiro, administrativo, pessoal, estoque etc.
Para isso, softwares foram desenvolvidos para atender a demanda dessa área. O SOC (Software Integrado de Gestão Ocupacional) faz a gestão completa da medicina ocupacional. Tendo integração com eSocial e diversas funcionalidades, como emissão de formulários, marcação de exames, automatização da sala de atendimento, além de personalizar o contato com os pacientes.
Conheça o nosso SOC e saiba mais como ele pode ajudar na saúde ocupacional da sua empresa.
Leia mais em nosso blog:
» Informações em excesso causada pela tecnologia
» A assinatura biométrica transforma a rotina das empresas
» Empresa sem papel: saiba como a SOC pode te ajudar nesse processo