Garantir a Segurança das Informações de saúde ocupacional é uma obrigação da empresa. Afinal, esses dados são considerados um dos mais confidenciais e, se roubados, podem comprometer a vida do trabalhador.
Com o avanço da tecnologia, é cada vez mais comum que as empresas de Saúde e Segurança do Trabalho utilizem sistema de gestão para cadastrar e armazenar os dados dos trabalhadores.
Ainda mais agora, que toda a fiscalização do eSocial será 100% digital, faz se necessário adicionar uma camada extra de segurança ao gerenciar e armazenar os documentos importantes de SST.
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Isso porque, nos dias de hoje, muitos dados da saúde física e mental podem fazer parte do cadastro ocupacional de um trabalhador. E, se roubadas, algumas informações médicas mais sensíveis podem comprometer alguém de forma discriminatória. Seja socialmente, economicamente ou emocionalmente.
E, embora a transformação digital tenha muitos benefícios, é preciso ter muito o cuidado ao adquirir, analisar, gerenciar e, principalmente, proteger todas as informações da saúde. Afinal, elas são essenciais para fornecer uma assistência de qualidade ao paciente.
Por esse motivo, devem ser aplicadas as diretrizes das normas técnicas de Segurança da Informação. Entre elas, os registros pessoais do trabalhador devem ser tratados como dados altamente confidenciais e devem ser mantidas em um ambiente seguro e restrito. Ou seja, os dados só podem ser acessados por pessoas autorizadas, como o médico e seu paciente.
Segurança das informações de saúde
Casos de roubo de informações médicas tem se tornado comum. Nos Estados Unidos, por exemplo, as instituições de saúde têm estado em alerta por conta de alguns furtos e seguem tentando minimizar possíveis danos futuros.
A segurança da informação em saúde não é diferente das outras áreas e seus dados são consideradores entre os mais confidenciais em relação aos tipos de informações pessoais.
Por isso, é necessário cumprir requisitos específicos para garantir a confidencialidade, a integridade, a disponibilidade e autenticidade das informações de saúde. É de responsabilidade da empresa de SST ter controles rigorosos para proteger as informações de saúde confiada a eles.
Softwares para a Segurança da Informação em Saúde
A gestão das informações de saúde ocupacional é uma combinação de ciência, negócios e tecnologia.
Por isso, além de ter uma equipe com conhecimentos de Saúde para atender a demanda necessária, ter um software de gestão ocupacional que cumpra com os requisitos de Segurança da Informação é um diferencial competitivo.
O SOC, por exemplo, possui a maior equipe de TI do Brasil para desenvolver tecnologias em prol da Saúde e Segurança Ocupacional.
Além de líder de mercado, ele é o primeiro sistema no segmento a ser certificado pela ISO 27001, que garante a segurança de todos os dados gerenciados na plataforma, aplicando as melhores técnicas para a proteção, disponibilidade e performance do software.
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