Você já ouviu falar em absenteísmo? Hoje, ele é um dos principais problemas em uma empresa. Saiba mais abaixo.
O absenteísmo se apresenta hoje como um dos principais problemas enfrentados por uma empresa, em função do impacto financeiro e produtivo que ele causa.
Segundo especialistas, é um problema que causa os seguintes impactos:
- perda de produtividade do trabalhador ausente,
- horas extraordinárias para outros empregados,
- diminuição da produtividade total dos empregados,
- custos incorridos para garantir ajuda temporária,
- possível perda de negócios ou clientes insatisfeitos.
Uma forma de combater o absenteísmo no âmbito de uma empresa é se valendo da medicina ocupacional. A seguir, conheça melhor essa solução e de que maneira ela pode ajudar o seu negócio nesse sentido.
O que é medicina ocupacional?
A medicina ocupacional é, conforme o Centro de Saúde Ocupacional, em João Pessoa, a área médica especializada que se dedica à saúde do trabalhador. Especialmente à prevenção de doenças ou de problemas de saúde provenientes do ambiente de trabalho.
A relação entre medicina ocupacional e o absenteísmo empresarial
Para compreendermos melhor a relação entre esses dois campos que estão interligados é fundamental entender quais são as principais causas do absenteísmo no âmbito corporativo.
Segundo Mônica Pinheiro, que é médica do trabalho e ergonomista, as causas do absenteísmo podem ser classificadas em duas categorias:
Causas intrínsecas
De modo geral, as causas intrínsecas têm relação com a satisfação do trabalhador em relação ao ambiente no qual ele trabalha. Por exemplo: eficiência, produtividade, motivação, satisfação, entre outros.
A especialista destaca que são, em geral, causas controláveis pela empresa. Bastando que ela invista em soluções que possam melhorar a qualidade de vida do colaborador em seu espaço.
Causas extrínsecas
Essas causas, por sua vez, têm relação com os fatores externos, considerados não controláveis. São, em geral, produzidos por fatores externos e de personalidade. É o caso do colaborador que está passando por alguma situação de doença, seja em relação a ele ou em algum dos membros de sua família.
Como a medicina ocupacional pode reduzir a taxa de absenteísmo?
A medicina ocupacional, como vimos, visa não somente a prevenção dos acidentes e das doenças de trabalho, mas, de modo geral, a promoção da qualidade de vida e saúde do colaborador, nas suas diversas esferas (física e mental).
Com outras palavras, ela dispõe de técnicas e ferramentas (como, por exemplo, a avaliação periódica da saúde do colaborador) que asseguram a melhoria contínua das condições de saúde do trabalhador, e isso reflete diretamente na eficiência e produtividade de sua empresa.
Profissionais saudáveis, tanto físico como mentalmente, e que sabem que a empresa se preocupa com isso, oferecendo apoio clínico e psicológico, a partir da medicina ocupacional, tendem a valorizar mais a empresa e se tornam mais motivados, dando o seu melhor no ambiente de trabalho.
Ficou interessado em investir na saúde ocupacional do quadro de efetivos de sua empresa? A boa notícia é que pode contar com uma tecnologia de gestão ocupacional, que permite a você ter acesso a uma ampla rede de serviços ocupacionais em todo o Brasil.
Para saber mais, não deixe de acessar o nosso site ou, se preferir, entre em contato conosco.
Saiba mais sobre nossos conteúdos:
» Janeiro branco alerta sobre a saúde mental: merece atenção o ano todo
» Férias do trabalho: Como aproveitar e voltar renovado?
» Depressão e estresse: principais causas de afastamento no trabalho