Apesar de toda a preocupação das empresas com a saúde e a segurança de seus colaboradores, ninguém está imune a problemas, doenças ou acidentes. Mas para que a prevenção seja realmente eficiente, é preciso conhecer os riscos ocupacionais. Confira!
A área de Saúde e Segurança do Trabalho tem se tornado um setor de destaque dentro das corporações, porque a empresa se preocupa com a segurança do colaborador e seu bem-estar dentro da organização, mas também sabe que, quanto mais trabalhadores estiverem afastados, mais a produtividade cai.
Justamente por isso se faz necessário, cada vez mais, o aprimoramento e o conhecimento sobre os riscos ocupacionais, bem como é de extrema importância realizar a gestão desses possíveis acidentes e doenças que podem acontecer.
E para fazer uma gestão de riscos ocupacionais eficiente é preciso conhecê-los. No post de hoje, explicaremos mais sobre esses riscos, como são determinados e quais são os mais comuns e mais perigosos para o trabalhador.
O que são os riscos ocupacionais?
São definidos como riscos ocupacionais as possibilidades de um trabalhador desenvolver algum tipo de doença ou sofrer um acidente, em decorrência de suas atividades e funções realizadas dentro da empresa.
Os riscos ocupacionais podem ser relacionados:
- Ao modo como o colaborador trabalha;
- Ao ambiente;
- Aos produtos que maneja.
Como são determinados os riscos ocupacionais?
O Ministério do Trabalho determina uma tabela de especificação e classificação dos riscos ocupacionais, dividindo-os em cinco grupos:
- Físicos;
- Químicos;
- Biológicos;
- Ergonômicos;
- Acidentes.
Físicos
Riscos físicos são as possibilidades de desenvolver doenças por conta da:
- Temperatura do ambiente;
- Exposição à radiação;
- Pressão muito baixa ou muito alta do espaço de trabalho;
- Ruídos excessivos.
Químicos
Já os riscos químicos, são relacionados justamente à manipulação ou contato com reagentes químicos, mas também a poeira e vapores que podem advir desses produtos.
Biológicos
Riscos biológicos são contaminações por elementos como fungos, vírus e bactérias que podem causar doenças não apenas em quem os controla, mas também qualquer outro colaborador que entre em contato com a pessoa infectada.
Ergonômicos
Problemas derivados de movimentos repetitivos, má postura e turno de trabalho excessivo estão enquadrados nos riscos ergonômicos.
Ocupacionais
O último grupo de riscos ocupacionais é referente aos possíveis acidentes que um trabalhador pode sofrer.
Entretanto, na maioria dos casos, o acidente pode ser evitado, desde que a empresa forneça o equipamento necessário e em boas condições, e o trabalhador não abuse da autoconfiança dispensando este equipamento.
Os principais e mais perigosos riscos ocupacionais
Apesar de toda a escala de riscos ocupacionais, alguns figuram como mais perigosos e recorrentes para a saúde e segurança do colaborador.
Um dos mais frequentes é em relação à audição. Trabalhadores que atuam em ambientes com ruídos altos e em excesso, frequentemente sofrem com a perda da audição temporária ou permanente.
Colaboradores que passam muito tempo na mesma posição, trabalhando de forma repetitiva correm sérios riscos de desenvolver a tão conhecida LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Muito comum, principalmente com pessoas que trabalham digitando e, por isso, ficam sentadas praticamente o dia todo.
Também ocorre com bastante frequência as chamadas DORTs (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Sofrem com a DORT trabalhadores que levantam muito peso, às vezes com sobrecarga, postura inadequada e muito esforço físico.
Entre os mais os riscos ocupacionais mais perigosos, estão acidentes com produtos químicos, como a soda, que pode causar corrosão da pele, deixando feridas e até derretimento da pele. A poeira e os gases que levantam dos produtos químicos ocasionam em sérios problemas respiratórios.
Outro risco muito perigoso é referente aos trabalhadores que atuam nas alturas. Equipamentos mal preparados ou degradados facilitam uma possível queda, que pode ser fatal.
A possibilidade de acidentes, aliás, torna qualquer trabalho com máquinas grandes perigoso, como tratores, tanques, trituradores etc. Assim como qualquer ação com energia elétrica.
Diante de tantas probabilidades, a segurança do trabalho se torna cada vez mais imprescindível. Entretanto, é necessária uma gestão eficiente de SST, que consiga monitorar e organizar os dados, de forma a auxiliar na prevenção e nos cuidados com os trabalhadores.
A Age Technology desenvolveu o SOC, um software de gestão ocupacional disponibilizado online, justamente para atender toda a demanda na área de Saúde e Segurança do Trabalho.
Conheça mais sobre nossos conteúdos:
Quais os serviços que o SOC oferece para você e sua empresa?
Possíveis atitudes de empresas de acordo com surtos do Coronavírus
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) interfere no eSocial?