Dentre os benefícios das tecnologias advindas da indústria 4.0, destaca-se além da descentralização e maior agilidade dos processos, a maior segurança do trabalhador. Com isso, impacta diretamente na área de Segurança e Saúde de Trabalho (SST).
A indústria 4.0 chegou para alterar a dinâmica e a rotina de praticamente todos os setores a fim de facilitar as atividades e proporcionar maior tecnologia para os processos.
Também chamada de 4.ª Revolução Industrial, tem como base a descentralização de processos a partir do uso de automação, big data, internet das coisas, wi-fi e outras tecnologias que podem ser aplicadas nas empresas e indústrias de todo o mundo.
Dentre os benefícios das tecnologias advindas da indústria 4.0, destaca-se, além da descentralização e maior agilidade dos processos, a maior segurança do trabalhador. Com isso, impacta diretamente na área de Segurança e Saúde de Trabalho (SST).
Aplicabilidade da indústria 4.0 na SST
Dentre as possibilidades que podem ser alcançadas com as novas tecnologias na SST, podemos destacar uma análise mais minuciosa do risco de determinada função ou setor através da aplicação de tecnologia na roupa ou no equipamento usado.
Com isso, potencializa-se o monitoramento da saúde e da segurança dos trabalhadores em ambientes perigosos, onde possam estar expostos a condições extremas, como calor em excesso, gases, chamadas, etc.
Além disso, um mesmo aparelho instalado pode monitorar a saúde do colaborador, analisando sua frequência cardíaca, tensão arterial, temperatura do corpo e muito mais.
Com isso, a equipe de SST pode avaliar em tempo real a segurança do ambiente de trabalho e dos equipamentos usados pelos funcionários, a fim de elaborar planos de prevenção e alterar processos e equipamentos quando necessário. Com o aviso em tempo real, é possível até mesmo prever e evitar acidentes de trabalho.
Outro exemplo do uso de tecnologias da indústria 4.0 no setor é a aplicação de robôs para algumas tarefas mais básicas sem a necessidade do uso da lógica, mas que exigem do trabalhador humano uma maior força e o expõe a alguns riscos, como é o caso da pintura, soldadura e montagem, por exemplo.
Essas atividades podem causar problemas respiratórios, lesões na musculatura, entre outros. Assim, ao usar um robô, chamado de cobots, aumenta-se a qualidade da entrega, maior precisão e a diminuição de lesões e problemas de saúde para os profissionais.
Com isso, podemos notar que a 4ª Revolução Industrial veio para otimizar o trabalho, reduzindo os trabalhos maçantes e manuais e levando os trabalhadores para posições mais estratégicas.
O uso do smartphone e de sistemas como reforço à SST
A área de SST pode se utilizar de aplicativos para smartphones que permitem ao trabalhador acessar a qualquer momento os treinamentos de SST designados pela equipe, pertinente à sua função. Além disso, pode ter acesso ao checklist de inspeção e auditorias, no qual são emitidos relatórios automáticos, o que maximiza suas horas de trabalho.
Em relação às comunicações por parte das empresas sobre o cumprimento de treinamentos e inspeções na SST, também passou a ser otimizada com a implementação gradativa do eSocial, por exemplo. Consequentemente, em paralelo à otimização da comprovação das obrigações para os órgãos competentes de maneira unificada e digital, a inspeção e fiscalização também aumentam. Para o trabalhador, uma maior atenção para as obrigações das empresas junto à SST, é sinônimo de maior segurança e saúde.
Otimize a sua gestão ocupacional com o SOC. Acesse a nossa página principal e saiba mais.