Confira o que a Diretoria do SOC tem a dizer em relação aos recursos utilizados para a Telemedicina em tempos de pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
Recentemente, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou o Parecer nº 8/2020, que veta a realização de exames médicos ocupacionais com recursos de telemedicina sem proceder o exame clínico direto no trabalhador.
» Acesse o documento na íntegra.
No entanto, o cenário atual, resultante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), fez com que a AGE Technology – desenvolvedora do SOC – mantenha o compromisso de desenvolver soluções tecnológicas criativas para os nossos clientes e parceiros.
E, desde então, o fizemos. Desenvolvemos inúmeras alternativas baseadas em nossa longa experiência no mercado de SST, como:
• SOC Digital;
• Gestão da Pandemia de Coronavírus via SOC;
• Adequações para o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO;
• Novos canais de interação com clientes: Grupo no Telegram, Chat Online e até Lives.
» Confira essas e muitas outras Soluções do SOC para manter a sua gestão de SST ativa e remota.
E, mais uma vez, saímos na frente com o lançamento de um recurso tecnológico, denominado: SOC Videochamada.
Ele é um recurso de comunicação permanente em nosso sistema e pode ser utilizado para procedimentos de saúde que os nossos clientes entendam como viáveis legalmente e, em breve, em qualquer agendamento via SOC, com viés de interação entre equipes, clientes, funcionários de clientes, parceiros e fornecedores.
Em nosso relacionamento com clientes, verificamos que alguns realizam videoconsultas ocupacionais, no que diz respeito à emissão de ASO. Eles nos informaram que realizam e continuarão a realizar esses atendimentos no cenário pós pandemia, com o amparo legal de suas equipes jurídicas.
Como forma de manter a segurança e qualidade no procedimento médico, eles estão considerando que parte dos exames serão alvos de complementação presencial, quer por decisão médica ou por amostragem de auditoria.
Em outras palavras, alguns clientes operam a telemedicina utilizando-se de metodologias próprias, com o consentimento formal do funcionário, da empresa-cliente e do médico responsável.
Nosso compromisso com a comunidade é prover tecnologia e informação. E é isso que estamos desenvolvendo: uma ferramenta de comunicação padrão que poderá ser utilizada de muitas formas a fim de conectar pessoas.
Entendemos que cada caso deve ser analisado individualmente para tomada de decisão. Sendo assim, gostaríamos de resumir dizendo que temos uma visão ampla sobre videochamada, não restrita ao exame clínico. Respeitamos o Parecer do CFM e também respeitamos os nossos clientes e seus advogados. Acreditamos que o “novo normal” exigirá novas formas da sociedade se beneficiar das tecnologias e é isso que oferecemos aos nossos clientes.