Precisa gerir a segurança e saúde dos colaboradores em home office? No post de hoje, nós daremos 2 dicas de segurança para seus colaboradores e como o software SOC pode te ajudar nisso.
Sabemos que os cuidados essenciais que giram em torno dos funcionários são importantes. Produtividade, criatividade e o espírito inovador são encorajados quando os colaboradores se sentem cuidados e guiados por uma gestão de saúde e segurança eficaz.
Entretanto, os trabalhos na modalidade home office não podem ser diferentes e, por isso, a gestão de proteção precisa alcançar o trabalho remoto do colaborador que, mesmo em casa, presta continuamente o seu serviço.
Quer saber mais? Então, leia o post até o final e conheça novas tecnologias e dispositivos pelo SOC, que otimiza serviços e agiliza processos relacionados a gestão de saúde e segurança do colaborador, também na modalidade home office.
Saúde e Segurança X Produtividade: uma relação que interessa às companhias
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 3,8 milhões de pessoas trabalhavam em casa em 2018.
Entretanto, com o cenário global atual com a crise da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), o número de funcionários trabalhando em casa aumentou excessivamente.
Dessa forma, o monitoramento de segurança e saúde de todos os colaboradores em home office pode ser um pouco difícil inicialmente.
Contudo, quanto mais dados forem coletados, maior será o conhecimento da empresa, quanto ao fornecimento de diretrizes de segurança e saúde para todos os trabalhadores.
2 tipos de cuidados a serem observados no home office
Algumas observações precisam ser feitas para garantir a gestão da saúde e segurança de forma eficaz. Veja, abaixo:
1. Segurança elétrica na estação de trabalho
Já que não há a presença de um técnico em TI no local de trabalho, é importante que o funcionário se atente à quantidade de fios interligados em uma tomada. O objetivo é evitar:
- Curto-circuito;
- Possíveis incêndios;
- Choques;
- E demais ameaças à segurança e à saúde do colaborador.
2. Segurança da estação de trabalho
É importante atentar-se ao ambiente escolhido para realizar o trabalho. Orientar o colaborador a estar em ambientes com luminosidade média e sem ruídos, ou seja, barulhos, é o melhor jeito de se trabalhar, contribuindo para um equilíbrio físico e psicológico mais saudável nos processos laborais. Utilizar móveis e cadeiras confortáveis também é algo que precisa ser levado em consideração.
O que é e por que investir no SOC?
Com mais de 18 anos de inovação no mercado, o serviço atende empresas que prezam pela gestão, indicadores e qualidade de vida para a sua equipe de trabalho.
Sendo assim, o SOC é um software de gestão de SST para você vencer os desafios da área com qualidade e credibilidade, gerenciando ativamente seus serviços de saúde e segurança dos colaboradores.
Dentre os vários serviços que o software oferece, podemos destacar alguns, como:
- Organização, padronização e agilidade da operação de SST;
- Compliance legal na gestão e geração de documentos de SST;
- Fácil interface com outros sistemas;
- Atualizações periódicas e automáticas;
- Atualização de dados de SST 100% online;
Dessa forma, com todas essas ferramentas à disposição da organização, é muito mais fácil gerenciar, controlar e elevar o nível da gestão da saúde ocupacional e prover estratégias positivas para a proteção do trabalhador.
Agora que você já conhece alguns dos vários benefícios que o SOC pode oferecer para a sua empresa, acesse o nosso blog para mais informações!
> Saúde e segurança do trabalho em home office
> Confira os direitos dos trabalhadores durante quarentena