O gerenciamento de riscos e acidentes ocupacionais preserva a saúde de seus colaboradores dentro do ambiente de trabalho e promove melhores condições para o trabalho. Saiba como usar um sistema em favor da gestão de movimentação de colaboradores.
O gerenciamento de riscos dentro de uma empresa é muito importante para o desenvolvimento de planejamentos e ações mais assertivos. Nessa perspectiva, os softwares para a gestão das atividades de seus colaboradores são essenciais para a melhoria de processos e operações da empresa.
Assim, os sistemas de gerenciamento de riscos podem ser organizados de forma a identificar falhas, erros e vulnerabilidades dentro de uma organização, promovendo ações fundamentais para a diminuição dessas fragilidades.
Acompanhe nesse artigo, como um sistema pode contribuir de forma mais eficiente com a prevenção de riscos na sua clínica.
Gerenciamento de atividades de colaboradores
Uma empresa que preza pela saúde dos seus colaboradores, investe em uma tecnologia avançada para garantir a segurança e bem estar dos profissionais no seu ambiente de trabalho. Nesse contexto, os softwares desenvolvidos para o gerenciamento de riscos são eficientes, pois auxiliam no controle e na prevenção de doenças e acidentes ocupacionais.
Isso significa, que a partir do uso de uma plataforma digital, são definidas as melhores estratégias para a proteção do profissional no seu espaço de trabalho.
Esse software permite, ainda, a integração entre sistemas para o melhor gerenciamento de documentos como:
– PPRA (NR 9)
– PCMAT (NR 18)
– PGR
– LTCAT
– Ordens de Serviços
Além disso, essa plataforma atua de forma dinâmica e inteligente, permitindo uma maior segurança para o armazenamento de dados. É extremamente funcional para a identificação e para o controle de riscos e acidentes ocupacionais, promovendo a prevenção de acidentes de trabalho.
Controle do uso de EPIs
Com o propósito de garantir a segurança dos profissionais dentro dos seus espaços de trabalho, o sistema desenvolvido para gerenciar os riscos permite um controle mais específico sobre o uso de EPIs. Portanto, o sistema permite o monitoramento do uso dos equipamentos de proteção, assim como documentar:
– Os cadastros dos equipamentos disponíveis e quais colaboradores estão em conformidade com o uso dos EPIs;
– A condição do equipamento em relação à segurança e sua durabilidade;
– Necessidade de reposição de equipamentos;
– Característica dos materiais, validades, prazos de entrega, etc.
Todas as informações contidas nesse sistema são disponibilizadas em forma de relatórios para a otimização das atividades de gestão de riscos e acidentes ocupacionais. Como uma forma de tornar essa visibilidade mais abrangente, o sistema gera categorias para definir a intensidade de exposição de risco dos colaboradores.
Assim, o sistema organiza esses perfis de exposições conforme o cargo, setor ou função e por tipo semelhante de risco, independente da função que o colaborador desempenhe. O gerenciamento de riscos através de um sistema com inteligência artificial permite que a sua empresa se desenvolva com referência pelos cuidados com os seus profissionais.
Um ambiente de trabalho adequado para o desempenho das atividades é aquele que oferece segurança e bem-estar em todos os setores. Nossos softwares são desenvolvidos para atender a todas as necessidades da sua empresa e fazer do seu ambiente de trabalho um espaço inovador, seguro e moderno.
Para saber mais como podemos te ajudar com todos os detalhes, entre em contato conosco e seja atendido por profissionais qualificados.
Leia mais:
» EPI’s mais comuns no setor da Saúde Ocupacional
» Como um sistema de gestão ocupacional pode auxiliar seu negócio?
» LGPD: Como o SOC se tornará o aliado ideal para a adequação da lei