Diversos fatores podem desencadear esse processo de sangramento durante a gestação. É preciso buscar um médico e definir os tratamentos para combater a enfermidade
Para dar continuidade à série de posts que falam sobre as 10 doenças que mais afastaram os trabalhadores brasileiros no período de um ano, o SOC Blog chega à oitava produção: as hemorragias durante a gestação. Os dados são do Ministério da Previdência Social, que considerou os afastamentos com duração superior a 15 dias, sem levar em conta se a origem é ou não ocupacional . O portal IG divulgou essa lista e em primeiro lugar estão as dores nas costas, seguidas dos joelhos, hérnias inguinais, transtornos de humor, miomas uterinos, varizes e doenças isquêmicas do coração respectivamente.
Segundo dados do portal de notícias Minha Vida, o problema ocorre em até 10% das mulheres grávidas, principalmente nos primeiros três meses e pode indicar uma gestação ectópica. Do quarto mês em diante, esse problema pode ser ocasionado, por exemplo, devido ao descolamento da placenta. Durante qualquer período de gestação, o sangramento também pode ser um sinal de aborto espontâneo ou ocorrer devido à infecção vaginal. Elementos como a idade da gestante, uso de remédios sem a prescrição médica (pode agravar o caso) e outras doenças ainda podem ser as causas. A página orienta as mulheres a procurar ajuda médica com urgência quando notarem o problema para buscar entender os fatores responsáveis por desencadear o sangramento.
O site afirma que, após o resultado de alguns exames solicitados, como o exame pélvico, de sangue, ultrassom da pélvis e ultrassom na gestação, se inicia o tratamento. No caso de infecção na vagina ou no colo do útero, são indicados antibióticos que não agridem o bebê. Se ocorrer devido à gravidez ectópica, é realizada uma intervenção cirúrgica para a retirada do embrião, controlando o sangramento interno. Para os abortos espontâneos, são receitados antibióticos, medicação, dilatação e curetagem para completar o aborto e encerrar o sangramento. Nos casos de descolamento de placenta, é recomendado o repouso absoluto, pelo menos até que o sangramento cesse.