Transformando organizações “boas” em organizações “ótimas”. Percepção versus realidade: vendo até onde vai o iceberg
Você sabia que os icebergs mostram apenas 10% de sua massa sobre a superfície da água? É incrível notar como estes fenômenos da natureza podem ser perigosos para aqueles navios que se aventuram nas proximidades. Mesmo a uma distância “segura” e depois de avistar o iceberg, podem, sem mesmo saber, colidir com ele e causar danos irreparáveis ou até mesmo o seu próprio naufrágio. Isso acontece porque, o que se vê sobre a superfície das águas é o que chamamos de percepção, aquilo que nos ressalta aos olhos. Mas aquilo que está abaixo da superfície das águas, é a realidade: aquilo que normalmente não conseguimos enxergar, mas que pode ser a causa de muitas coisas boas ou ruins.
As organizações possuem diversos icebergs por dentro, e estes são seus verdadeiros processos de negócio. Normalmente, as pessoas da organização possuem apenas uma vaga percepção disso, conhecida como “visão míope”. Poucos na empresa possuem a visão da realidade por debaixo dos processos, dos perigos que eles podem causar, bem como as oportunidades que podem gerar. É necessário saber “até onde vai o iceberg” para que seja possível corrigir o rumo das suas operações antes que seja tarde demais. O sucesso da uma organização depende em grande parte sobre como ela compreende por completo seus processos de negócio e como ela os realiza da forma mais eficaz e eficiente a todos.
Esses processos de negócio nas organizações podem estar funcionando bem no momento atual, mas sem a visão da realidade, nunca se saberá quando eles podem representar algum perigo ou dificuldade. Uma vez que você os entende perfeitamente e enxerga sua realidade, é possível que você os melhore de tal forma que além de evitar que eles deixem de ser fonte de perigo ou dificuldades, passem a gerar resultados mais satisfatórios. Toda vez que você otimiza os processos de negócio da sua organização, você gera benefícios substanciais para ela na forma de redução de custos, ganho de maior eficiência, aumento da retenção dos seus clientes, satisfação dos funcionários e maior rentabilidade.
Nesta série de artigos, iremos descobrir os principais elementos para a condução de uma iniciativa de melhoria de processos de negócio. Iniciamos aprendendo um pouco mais sobre sua natureza e os benefícios adquiridos com a otimização deles. Iremos familiarizar também com as características de uma abordagem neste setor, além de encontrar sugestões e estratégias para a implementação de um projeto de otimização, incluindo planejamento, análise de um processo existente, redesenho deste processo de negócio, aquisição dos recursos para implementação do novo processo, como colocar o novo processo em produção e, finalmente, sobre como monitorar e melhorar de forma contínua este novo processo.
Mesmo as pequenas otimizações, em processos relativamente simples, podem trazer muitos benefícios para sua organização. Dominando o básico da otimização de processos de negócio, já será o suficiente para ajudar a aumentar a vantagem competitiva da sua organização e possibilitar o crescimento sustentável do seu negócio. Em outras palavras, irá fazer com que a sua companhia deixe de ser apenas uma boa empresa e passe a ser uma ótima corporação, tanto para colaboradores, quanto para clientes, parceiros e fornecedores de negócios.
Este material foi produzido segundo obra de Ricardo S. Ferreira.