Uma das vertentes da Computação em Nuvem, o SaaS fornece aos seus clientes diversos tipos de serviços e soluções online
É considerado “Software como um Serviço”, termo traduzido do inglês “Software as a Service (SaaS)”, os sites que utilizam a Computação em Nuvem para oferecer serviços online, sem a necessidade de instalar programas no computador.
Como os dados podem ser acessados via web, os SaaS dispensam compras com diversas licenças para máquinas diferentes. Podendo ser acessados com diversos dispositivos, como computadores, notebooks, tablets ou smartphones.
Ao contratar um Software como um Serviço, há a terceirização de diversos pontos estruturais necessários para que o sistema funcione. Como por exemplo, os servidores e alguns aspectos da segurança da informação.
Para utilizar um SaaS, os clientes pagam pelo uso do serviço e não pela aquisição do software. Por isso, a única estrutura necessária é um dispositivo capaz de se conectar à web e a conexão em si.
SOC utilizando o SaaS
Para exemplificar o Software como um Serviço, podemos citar o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional, que usa essa tecnologia desde a sua criação, em 2001.
O SaaS permite que o fornecedor do serviço faça atualizações periódicas, sem custos adicionais e que promovem um processo de melhoria contínua do produto. Também é possível alterar periodicamente a quantidade de usuários. Tornando o processo de adaptação ao software gradual e diminuindo os riscos de problemas com a ambientação à tecnologia.
Por fim, o Software como um Serviço possibilita aos seus usuários mais foco em seu negócio. Afinal, não é necessário se preocupar com soluções tecnológicas para atender às demandas.
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn | Twitter.
3 respostas