A maioria das empresas não está se organizando para atender o projeto, que pretende digitalizar a entrega de informações para o Fisco
Uma pesquisa realizada pela Receita Federal do Brasil (RFB) mostrou que poucas empresas estão se adaptando ou destacando uma equipe especializada para atender o eSocial, Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. O sistema pretende unificar o envio de informações para diversas entidades, como por exemplo a Caixa Econômica Federal e o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, prometendo diminuir a burocracia.
De acordo com uma notícia do portal do Jornal Contábil, o estudo da RFB apurou que 70% das empresas não tem projetos ou profissionais específicos para adaptar os processos internos necessários para atender o eSocial. Além disso, ela mostra que 41% dos empregadores preveem dificuldades para lidar com o projeto e com as mudanças culturais nos processos realizados pela empresa, diminuindo o interesse nessa preparação. De uma forma geral, 60% das empresas apontam que a principal dificuldade serão as origens diferentes dos dados enviados para o Governo Federal.
Os números indicam o despreparo dos gestores que devem lidar com a nova metodologia para o envio das obrigações, dificultando o processo de adaptação. Os processos internos deverão ser redesenhados e reestruturados para atender o eSocial, que não cria nenhuma legislação apenas digitaliza as informações que devem ser enviadas para as entidades participantes.
O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional se adequou rapidamente e criou os campos complementares referentes a Saúde e Segurança do Trabalho, a partir dos manuais (versão 1.0 e versão 1.1) publicados pelo Governo Federal.
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