A funcionalidade permite que os usuários configurem uma nova senha com autonomia, diminuindo a burocracia e agilizando o processo
Quem nunca esqueceu sua senha pessoal ao acessar uma conta de e-mail? Quem já teve seu cartão bancário bloqueado por errar sua senha no caixa eletrônico? São situações que a maioria das pessoas já viveram no dia-a-dia e, no mercado corporativo, não é diferente. Acessar as redes de trabalho, softwares e sistemas empresariais também envolve a senha em sua política de segurança da informação. Quando um colaborador perde a sua senha funcional, seja por qual for o motivo, a sua produtividade acaba diminuindo. Pensando nisso, foi criado o recurso de Recuperação de Senha, solucionando o problema de forma rápida, segura e eficaz.
Carlos Dantas, Gerente de Desenvolvimento do SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional, explica que o novo recurso é muito importante, principalmente para clientes SOC que gerenciam muitos usuários cadastrados. “Quando um colaborador perdia ou bloqueava a sua senha, gerava um índice de improdutividade, já que ele não conseguia exercer as suas funções até que a senha fosse liberada pelo Super SOC. Se o usuário não conseguisse o contato interno, ligava para o Suporte Técnico do SOC que o encaminhava para esse usuário Super SOC”, esclarece Carlos.
Os pedidos de troca de senha sempre estiveram entre os 10 problemas mais recorrentes do suporte do SOC e o tema era discutido em reuniões de Sugestão de Melhorias. Agora é possível trocar a senha caso o usuário a esqueça, exceda o número de tentativas permitidas ou fique mais de 30 dias sem entrar no sistema. A novidade dá autonomia ao usuário de nível básico, com a possibilidade de recuperar a senha ao clicar no botão Recuperar Senha, na tela de login do SOC. Em seguida, abrirá uma página pedindo o nome de usuário e a captcha (imagem com letras sequenciais para autenticação). Após este procedimento, o solicitante receberá em seu e-mail cadastrado no SOC um link para validar a configuração da nova senha.
É importante explicar que se o usuário estiver com seu endereço de e-mail desatualizado no software, não será possível utilizar a Recuperação de Senha. Este e outros mecanismos de segurança são ressaltados pelo gerente. “Se o usuário foi bloqueado pelo gestor da empresa ou pelo Super SOC, somente estes administradores poderão liberar seu acesso novamente ao SOC. O sistema não resgata a senha perdida, pois ela é criptografada dentro de severos padrões de segurança eletrônica. De forma prática, o recurso abre uma possibilidade para que o próprio usuário troque a senha que se tornou vulnerável, preservando integralmente a segurança do sistema com novos dados de acesso”, conclui Dantas.