Já é possível enviar de mais de 300 mil mensagens por dia, com mais controle no gerenciamento de erros e elasticidade para atender as demandas
Serviços que operam 100% na web precisam de mecanismos eficazes de comunicação, seja para publicar informações ou operar suas facilidades e funções. Com o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional este quesito recebe constantes investimentos e tecnologias inovadoras a cada dia. O sistema líder no setor de Gestão Ocupacional no Brasil acaba de implantar uma nova plataforma para gerenciamento de e-mails, garantindo elevado grau de satisfação, produtividade e segurança aos clientes. Como o novo recurso de envio de e-mails, o SOC passa a operar este importante serviço pela estrutura da Amazon Web Services, umas das maiores provedoras de Computação em Nuvem do mundo.
O sistema de envio de e-mails do SOC é indispensável no dia-a-dia dos clientes. É por ele que o software se comunica de forma com os seus usuários e gerencia atividades como relatórios, agendamento de exames, avisos de compromissos na agenda, recuperação de senha, entre outros. “Adotamos um novo provedor para oferecer as melhores tecnologias à comunidade SOC. Os serviços para envio de e-mails da Amazon foram considerados os mais seguros, modernos e eficientes depois da pesquisa que realizamos no mercado mundial. Agora, conseguimos informar, gerir e rastrear qualquer problema com as mensagens de e-mail que trafegam no software”, explica Bruno Lima, Arquiteto de Sistemas do SOC.
O novo sistema, integrado à estrutura da Amazon, indica se a mensagem foi rejeitada por problemas de bloqueio, endereço inexistente ou caixa-postal lotada. Estas informações ficam armazenadas numa conta específica e gerenciada pela equipe de desenvolvimento do SOC. De forma automática, o usuário também tem acesso a uma black list para gerenciar as mensagens problemáticas no painel SOC. No sistema antigo, esta rastreabilidade não era possível. “Este mapeamento é a principal evolução. A Amazon exige montar um processo para gerir este quadro. Com isso, descobrimos que cerca de 1% dos e-mails apresentavam falhas, a maioria por erros no cadastro ou no receptor das mensagens”, revela Lima.
Em termos de segurança e disponibilidade, o novo sistema trouxe inúmeros benefícios ao SOC. Atualmente, o software envia em média 15 mil e-mails por dia. Isso representa apenas 10% da capacidade contratada da Amazon. A elasticidade do serviço comporta 150 mil e-mails por dia, divididos em três servidores, localizados em data centers distintos na América do Norte e Europa. “Temos um console para controle destes servidores no portal da Amazon. Por meio de um plugin, centralizamos essa gestão via New Relic, ferramenta de monitoramento utilizada por nós. Em breve, a taxa de 1% de erro irá diminuir e iremos ampliar a nossa capacidade de envio para 300 mil e-mails por dia”, conclui.