Com foco no lazer, educação e competição de alto rendimento, estabelecimento completa oito anos de atividades ininterruptas em agosto de 2014
Depois de concretizar patrocínio ao projeto social Girando Esporte, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional acaba de apoiar mais uma ação esportiva em Santos/SP. Trata-se da academia Afonso Valente de tênis de mesa. O projeto foi fundado em 2000, mas a partir de janeiro de 2001, o seu fundador foi convidado a implantar o tênis de mesa na equipe da AFC – Associação dos Funcionários da Cosipa (atual Usiminas). Depois deste intervalo, a academia foi reaberta com força total em agosto de 2006. Atualmente, cerca de 30 atletas no masculino e feminino frequentam a agremiação, distribuídos em categorias de aprendizado e competição, com idade entre oito e 84 anos.
O objetivo é revelar atletas para o tênis de mesa nacional. É cobrada uma taxa de manutenção, mas quem não tem condições financeiras ganha bolsa 100% gratuita. “Para receber a bolsa, tem que frequentar diariamente e apresentar um bom rendimento. Aqueles que desejam competir em alto nível, nossa equipe oferece treinos diários. A bolsa é suspensa para quem não preencher estes requisitos, pois o espaço é pequeno e temos que privilegiar os esforçados. Além do lazer, a prioridade é dotar os frequentadores de conhecimentos teóricos e práticos da modalidade, tornando-os conscientes de suas responsabilidades diante do esporte e dos desafios da vida”, explica Afonso Valente, idealizador do projeto.
Um dos destaques da academia é a Giovanna Faria, atleta com apenas 11 anos de idade. Ela iniciou os treinamentos em janeiro deste ano e já ocupa a 2ª colocação geral da Liga Nipo Brasileira, após ter sido campeã da etapa disputada na cidade de Suzano/SP. Além dela, outra jovem e preservada promessa foi descoberta durante uma clínica realizada num colégio público de Santos. A menina tem somente 13 anos e já recebeu a bolsa integral. Também ganha auxilio nos custos com transporte e taxas de inscrição para futuros campeonatos. Segundo Valente, ela recebe todo o cuidado e atenção da equipe, pois é muito dedicada e não falta aos treinamentos, apesar da distância de casa e demais dificuldades.
Na primeira segunda-feira de cada mês, os melhores do ranking interno disputam o Troféu Transitório. Ele sempre leva o nome de algum veterano da modalidade, homenageando aqueles que deram títulos ao Brasil. O atleta que vence três vezes consecutivas ou cinco vezes alternadas leva o troféu em definitivo. No âmbito externo, a equipe começou a disputar torneios para não federados em 2014, buscando mais experiência aos alunos. Já foram disputadas seis etapas da Liga Nipo Brasileira na Grande São Paulo. São mais quatro etapas até o final do ano. Em 2015, o objetivo é federar os atletas com maior destaque ou que desejam desenvolver o alto rendimento em disputas oficiais pelo Brasil.
A academia dispõe de 100 metros quadrados de área, quatro mesas oficiais, lançador de bolas (robot), vídeos, palestras, participação em competições, promoção de campeonatos, equipamentos exclusivos para tênis de mesa, entre outros recursos. “Jogar tênis de mesa não é a nossa única meta. Desejamos mais, por isso que o apoio do SOC e demais patrocinadores é muito relevante para que possamos dar um passo adiante e oferecer oportunidades a mais crianças. Desenvolvemos este projeto por idealismo, deixando a família de lado em algumas situações. Mas fazemos tudo isso por amor ao esporte, na intenção de colaborar no desenvolvimento pessoal dos participantes”, conclui o fundador da academia.
Conheça alguns princípios da academia:
– Transmitir técnicas e práticas do tênis de mesa.
– Eleger a humildade como virtude indispensável.
– Desenvolver o espírito de equipe e a participar de competições.
– Mostrar que a vitória é fruto do trabalho, dedicação e perseverança.
– Prover um clima de convivência agradável, respeitoso e leal entre todos.
– Divulgar a modalidade, valorizar o desempenho e revelar novos talentos.
– Encarar a derrota com dignidade e respeito, crescendo tecnicamente com os erros.
– Estabelecer a disciplina e a organização como essenciais para resultados positivos.
Horários de funcionamento:
– Segunda e quinta-feira: das 15h00 às 17h30 e das 19h00 às 21h30.
– Quarta-feira: 18h30 para o ranking da academia
Obs.: o ranking foi criado para que os atletas obtenham experiência e disputem torneios oficiais.
3 respostas
Muito bacana a iniciativa!!! Conheço também o Sr. Afonso Valente grande pessoa.
Qual a taxa pra poder jogar? inicialmente casualmente?
Olá, Sr Murilo,
Sugerimos que entre em contato com a Academia Afonso Valente pelo telefone (13) 98229-0005.
O horário de atendimento mudou e agora eles funcionam de segunda, quarta e quinta, das 18h00 às 20h30!
Agradecemos o seu comentário!