O dia 04 de outubro homenageia a especialidade responsável por cuidar da saúde dos trabalhadores e contribuir para a qualidade de vida nas empresas
A Medicina do Trabalho é uma das especialidades médicas mais importantes da sociedade e age, principalmente, de forma preventiva e assistencial às possíveis vítimas de acidentes, quando se encontra em fábricas, por exemplo. O profissional trabalha em duas vias: a área clínica e a saúde coletiva. A função do médico do trabalho é promover a saúde física e mental, o bem-estar e a produtividade dos colaboradores de uma empresa.
O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional aproveita a data para parabenizar os profissionais, que além de cumprirem um papel importante na sociedade, também são essenciais para as constantes melhorias do software. Essa é uma das mais importantes parcerias do SOC: os seus usuários! Enquanto os médicos zelam pela saúde dos trabalhadores, o SOC proporciona uma ferramenta diferenciada para facilitar o trabalho do profissional.
O dia 04 de outubro é uma referência ao nascimento do médico precursor da especialidade, o italiano Bernardino Ramazzini (1633-1714). Ele foi o primeiro a relacionar em sua obra riscos químicos, físicos e biológicos a 52 tipos de trabalho diferentes e serviu como base para a sistematização da Patologia do Trabalho. No Brasil, a data foi implantada em 1972, mesmo ano em que foram criadas as primeiras regras de Saúde Ocupacional no País. O Governo Federal criou as Normas Regulamentadoras, que reúnem uma série de medidas preventivas para cuidar da saúde dos trabalhadores, como a obrigatoriedade do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Segundo o portal Medicina do Trabalho, o profissional também realiza outras tarefas, como ações preventivas para o tratamento e a prevenção de LER/Dort (Lesões por Esforço Repetitivo) e incentivo à prática de esportes ou atividades físicas na empresa, como por exemplo, a participação na implantação da Ginástica Laboral.