Acreditar no potencial das pessoas é uma das maiores características da empresa, que aproveita a oportunidade para se aproximar do ambiente universitário
No último sábado, a Maratona de Programação agitou o dia dos universitários da área de Tecnologia da Informação (TI) e Matemática em todo o Brasil. O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional foi um dos patrocinadores do evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação. Ao todo, 14 times participaram e a equipe Ésse, do Centro Universitário FEI, foi a campeã da etapa. Todos os participantes do país receberam ao mesmo tempo cadernos iguais com 11 questões. A missão era resolver o maior número de exercícios possível em até 5 horas.
Por ser um grande evento, as universidades realizam concursos internos para definir quais times representarão a instituição na competição, que acontece simultaneamente a nível nacional. As campeãs regionais participam da final brasileira e as melhores colocadas vão para a final mundial. No ano passado, mais de 90 países participaram da competição, que envolveu quase 30 mil estudantes e selecionou mais de 100 para as finais mundiais em São Ecaterimburgo, na Rússia. Seis times brasileiros foram selecionados e o Instituto Militar de Engenharia (IME) atingiu a melhor posição da América Latina, em 24º lugar.
Os times são compostos por até 3 alunos, que têm à disposição um computador sem acesso à internet e material impresso para consulta (livros, manuais, listagens). A cada resposta correta, o grupo ganha um balão com a cor do exercício correspondente, estimulando a competitividade entre as equipes. O SOC foi um dos patrocinadores do evento para se aproximar dos universitários e por dar oportunidades aos que estão no início da carreira. Ratificando esse raciocínio, a Equipe SOC conta com colaboradores que estão na empresa há mais de 10 anos, sendo que a maioria começou como estagiário. Além disso, o colaborador da Equipe SOC Leonardo Oliveira integrou um dos times que disputou a Maratona.
Além de Leonardo, outros dois colaboradores da Equipe SOC também marcaram presença no evento, mas como membros do staff (organização). São eles os Analistas Desenvolvedores Michell Sarno e Gabriel Gaspar, que concorreram na Maratona durante a graduação. Ambos consideram crucial passar por alguma etapa do evento, mesmo que seja nas competições internas da universidade. “Os estudantes colocam a cabeça para pensar, aprendem de verdade e aprimoram a programação. São lições que os alunos não esquecem mais”, explica Sarno. Para Gaspar, o clima de competição e o formato adotado são motivadores e contribuem para aperfeiçoar o aprendizado dos alunos. “A competição com os demais times é saudável, mas o melhor é testar os limites do conhecimento, colocando o que se sabe à prova. É sem dúvida um estímulo aos estudos, importantíssimo na nossa área de atuação”, finaliza.
0 resposta