Blog

Central de Ajuda do SOC responde FAQs sobre ASO

10 de fevereiro de 2015

Compartilhe

Suporte e CRC do SOC realizam pesquisa de indicadores para fornecer as respostas sobre um dos módulos mais importantes do software

Descubra todos os questionamentos que foram respondidos pela Central de Ajuda do SOC

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é um dos documentos mais importantes relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e isso pode acarretar em muitas dúvidas. Como parâmetro legal gerado dentro do SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional, ele envolve vários aspectos relacionados à vida dos trabalhadores, como exames, riscos, função, aptidão, inaptidão, entre outros fatores. Diante de variadas informações, o ASO gera dúvidas frequentes em seu preenchimento, como um simples item que deixa de aparecer depois que o documento é emitido, por exemplo. Pensando nesta demanda recorrente, os setores de Suporte e o Centro de Recursos de Conhecimento (CRC) do SOC desenvolveram as FAQs (Frequently Asked Questions), ou as perguntas frequentes a respeito do documento.

Em 2014, a área de suporte do SOC realizou um trabalho específico e identificou cerca de 500 chamados relacionados à tela de ASO Rápido. “Diante desta pesquisa, agimos para melhorar estes indicadores. O levantamento indicou as perguntas mais frequentes sobre o tema. Agora, iremos disponibilizar estas informações na Central de Ajuda do SOC e outros canais de comunicação. Estamos elaborando um trabalho multidisciplinar, composto por perguntas e respostas, com a colaboração estratégica do CRC. Quando os usuários ligarem no suporte com essas dúvidas, a indicação da Central de Ajuda como forma de consulta será feita de forma mais assertiva”, explica Diane Tavares, coordenadora de Suporte do SOC.

Com a nova metodologia para filtrar dúvidas e fornecer respostas rápidas aos usuários, o SOC pretende diminuir os chamados técnicos do ASO ao longo de 2015. Com a experiência e os resultados obtidos com este trabalho, a metodologia poderá ser usada em outros módulos do software, como a Agenda SOC e o Relatório de PPRA, por exemplo. “A cada quatro meses iremos medir os indicadores de suporte do ASO. As soluções sobre ele estarão disponíveis no CRC, podendo se transformar em conteúdos em vídeo, treinamentos ou FAQs (perguntas e respostas frequentes). O suporte e o CRC atuaram juntos para solucionar todas as dúvidas do ASO e demais módulos do SOC”, contextualiza a coordenadora.

Conheça abaixo as seis perguntas e respostas mais frequentes sobre o ASO do SOC:

1 – O ASO está saindo em duas folhas. Isso é devido a quantidade de exames?
R.: O que mais interfere no número de folhas da impressão do ASO é a quantidade de exames. Pensando nisso, criamos o parâmetro “Número de Colunas de Exames”, que permite a distribuição de exames em até três colunas.

2 – Como colocar no Aso o Parecer para Trabalho em Altura/Trabalho Confinado?
R.: Através da tela de cadastro do risco, poderá ser configurado o Parecer para os funcionários que tiverem o risco aplicado para “Trabalho em Altura / Espaço Confinado”, definindo como apto / inapto.

3 – Por que o risco ou exame não consta no ASO?
R.: Existem parâmetros que podem influenciar na exibição do risco no documento. Orientamos que verifique se no cadastro de risco o mesmo está configurado para ASO, no cadastro risco exame, as características conforme medição estão preenchidas ou até mesmo no pedido de exame do funcionário  exame pode ser configurado para estar como ASO “Não”.

4 – Como posso atualizar os riscos na tela do ASO ao alterar a parametrização de riscos aplicados?
R.: Na própria tela de ASO, através do ícone “Atualiza riscos de acordo com o PCMSO atual”.

5 – Como posso atualizar as hierarquias do ASO após o funcionário mudar de função?
R.: Na própria tela de ASO, através do ícone “Atualiza unidade, setor e cargo” na ficha clínica.

6 – Como configurar para que o nome do médico coordenador apareça no ASO?
R.: Através da “Tela de Responsáveis” da empresa (cadastro / estrutura / responsável), você poderá vincular um médico coordenador local. Através da “Tela de Pessoas”, definindo o campo “Responsável”, é possível configurar o responsável médico coordenador geral.

Comentários

2 respostas

  1. Bom dia, a minha duvida é referente ao prazo de validade do ASO.
    A situação é a seguinte, o funcionário realizou os exames na data de 23/09/2016 e trabalhou em um contrato de 60 dias, e foi dispensado e agora será recontratado nesta data de hoje (06/01/2017) por mais 60 dias. Eu posso utilizar o mesmo ASO, ou o funcionário terá que refazer os exames. Trata-se de grau de risco 3.

    Desde já agradeço sua atenção e aguardo sua resposta!

Deixe um comentário

Para comprar soluções SOC

WhatsApp

Converse conosco para comprar as soluções do SOC.

Fale Conosco

Entre em contato com a nossa equipe comercial.

Aceite nos Termos referentes aos Fornecedores SOC:

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    Saúde ocupacional

    • Cadastro de Exame
    • Tela de Digitação Rápida
    • SOCAPP
    • Gestão de Convocação
    • Guia de Encaminhamento
    • Pedido de Exames
    • Licença Médica
    • Gestão de FAP

    Segurança no trabalho

    • Cadastro de Risco
    • GHE
    • Entrega de EPI
    • CIPA
    • Registro de Ocorrência
    • Atividades
    • Cursos

    Estrutura Organizacional

    • Empresa
    • Unidade
    • Setor
    • Cargo
    • Funcionário
    • Importação Modelo I

    Configurações Gerais

    • Navegação
    • Comandos básicos
    • Usuários e Perfil de Acessos
    • Configurações Pessoais
    • Gestão de Avisos
    • Log de Ações
    • Restrição de IP
    • Pesquisa Avançada
    • Parâmetros de Empresa Principal
    • Parâmetros Gerais

    eSocial

    • Portal eSOCial
    • Mensageria SOC
    • Interface Específica com outros Sistemas

    SOC Net

    • Visão do Credenciador
    • Visão do Credenciado

    Gestão eletrônica de documentos

    • SOCGED
    • Biometria
    • Assinatura Digital

    SOC Indicadores

    • Power BI
    • Painéis de Gráficos

    Financeiro

    • Tabela de Preços
    • Produto e Serviço

    Integrações Web Service

    • SOC Integrador
    • Exporta dados

    Personalizações

    • Cadastro Dinâmico
    • Tipos de Ficha
    • Modelos Personalizados
    • ASO, Funcionário, entre outros.

    Relatórios

    • Relatórios Agendados
    • PCMSO
    • PPRA

    Para comprar soluções SOC

    Brasil

    0800 888 8888

    Ou veja a nossa lista completa de números locais

    Chat online

    Converse conosco para comprar soluções SOC ou para esclarecimento de dúvidas

    Fale Conosco

    Envie-nos e-mails com comentários, questões ou feedback