Certifique-se de estar com a versão mais atualizada do seu antivírus, tome cuidado com e-mails e arquivos anexados, essas são as principais armadilhas da web
Para navegar na internet com segurança é necessário tomar uma série de medidas preventivas e cuidados especiais, começando pelo seu antivírus, que deve estar funcionando com a versão mais recente instalada. Outra medida importante é selecionar os sites em que você vai navegar, tomando cuidado com sites especializados em download de arquivos e de visualização de vídeos grátis. Geralmente, essas páginas contém muitos anúncios ou muitos botões de download, confundindo o usuário. Outra armadilha é baixar instaladores sem perceber, eles podem deixar a sua máquina mais lenta e oferecem funcionalidades inúteis para o seu navegador padrão.
Cada vez mais observamos casos de roubos, fraudes bancárias e invasões em perfis nas redes sociais, os criminosos fazem isso com o intuito de conseguir dinheiro das vítimas. A internet está cada dia mais perigosa porque infelizmente muitas vezes não sabemos com quem estamos tratando, por esse motivo é muito importante manter um alerta principalmente quando o assunto são jovens e crianças navegando na web, pois muitas amizades desconhecidas são feitas online. Infelizmente ainda existe uma falta de orientação em relação à esse assunto, somente cerca de 44% dos estudantes de escolas públicas receberam orientações de como acessar a internet de forma segura, segundo uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Existe uma série de ferramentas que foram e são citadas para ajudar na prevenção do usuário durante a navegação na internet. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a usar a internet com mais segurança. São elas:
- Cuidado ao acessar rede de WI-FI pública
- Utilize um antivirus
- Atualize sempre o seu sistema operacional
- Evite clicar em links desconhecidos que aparecem nas redes sociais
- Não divulgue informações pessoais
- Não instale aplicativos piratas no seu dispositivo
- Evite entrar em sua conta bancária pela internet
Supostas mensagens de bancos ou de instituições financeiras podem ter sido enviadas por pessoas mal-intencionadas com o objetivo de coletar os seus dados. Nesse caso, não acesse os links dessa mensagem e delete o e-mail, por precaução. Há também a possibilidade de simular e-mails da Justiça ou de qualquer outro órgão para tentar coletar os seus dados, não caia nessa!
Outro problema são os arquivos anexados em e-mails, que geralmente vêm com mensagens genéricas e sem informações específicas. Por mais que a mensagem tenha sido enviada por alguém conhecido, é preciso prestar muita atenção para que você não faça o download de um arquivo infectado com vírus. Confirme com o remetente se ele realmente te mandou o e-mail com o arquivo anexado, não custa nada perguntar.
Utilize senhas seguras em todos os seus dispositivos, como o celular, computador, tablet e notebook. Assim, é mais difícil que outras pessoas tenham acesso às suas informações pessoais. Para dificultar esse acesso, o ideal é criar uma senha diferente para cada um desses dispositivos. Para não se confundir com as senhas, você pode caracterizar o dispositivo ao final dela, como por exemplo: minhasenha.cel ou minhasegundasenha.pc. Misturar números com letras em caixa alta e baixa são essenciais para diminuir a chance de alguém descobrir a sua senha e, caso descubra, não terá acesso a outras contas ou dispositivos.