A digitalização de processos toma cada vez mais importância nas organizações, pois há a passagem da metodologia que, anteriormente, ocorria majoritariamente de forma manual ou no papel para a digital.
Com a transformação digital e a criação constante de novas soluções para esse fim, as empresas passam a ter muito a ganhar com essa questão. Você já tinha ouvido falar nisso? Se ainda não, confira 3 benefícios de investir nessas mudanças e tire suas dúvidas sobre o tema.
1. Documentação dos processos
Um dos primeiros pontos importantes na digitalização de processos é permitir uma documentação eficiente do que é realizado internamente na empresa. Afinal, as ações digitais podem deixar rastros e, assim, torna-se mais fácil identificar potenciais falhas e intervir o quanto antes.
Será que determinada etapa na composição de uma tarefa realmente é necessária, ou é possível encurtar aquela ação? Há uma solução específica de gestão de processos que permita minimizar a necessidade de gerar mais gargalos?
Por exemplo, se uma ferramenta específica já realiza a adequação para cumprir os leiautes do eSocial, você não precisa se preocupar com a elaboração e conferência para esse fim. Bom, não é mesmo?
2. Maior visibilidade
Como você consegue otimizar os processos internos? Isso dependerá da visibilidade que terá sobre a arquitetura interna. Assim, é possível visualizar a situação como um todo e não como partes separadas. Com a integração dos processos nos negócios, isso torna-se um ponto fundamental no dia a dia.
Por exemplo, uma etapa do setor financeiro pode parecer excessiva para as atividades da equipe, mas a simples retirada pode impactar a parte de segurança do trabalho. Por isso, quanto mais conseguir ter uma visão ampla do todo da organização, melhor poderá fazer um desenho de processos que atenda, de fato, a todas as necessidades da empresa.
3. Conhecimento detalhado dos processos de negócio
Cada vez mais torna-se necessário que os gestores estejam atentos para os processos que ocorrem em sua empresa. Esse tipo de conhecimento permite agir de forma estratégica, implementando as melhorias fundamentais quando necessário e atualizando questões cruciais para a organização.
Ao identificar que o preenchimento do eSocial está passando por mudanças, o gestor consegue avaliar se a solução implementada atualmente consegue atuar, de fato, de acordo com as mudanças ou se é preciso realizar algum tipo de intervenção. Isso garante mais agilidade e minimização de erros nesses momentos de transformação.
Como você pôde conferir, há uma série de benefícios para a empresa ao realizar a digitalização de processos. Para isso, é importante que sua adoção seja feita de forma eficiente. Algumas dicas importantes são:
- analise as áreas da empresa e veja como é possível realizar o processo de digitalização;
- entenda o que precisa mudar internamente, até mesmo na parte operacional, para que o processo não gere desgaste;
- faça um planejamento da operação de digitalização de processos na empresa;
- escolha as plataformas digitais que melhor dialogam com os princípios e core business da empresa;
- treine seus colaboradores para os processos digitalizados;
- tenha uma empresa parceira ao seu lado nesse momento.
Se a empresa que oferece a plataforma de trabalho agir em conjunto com o seu negócio, a tendência é que ocorram menos atritos no processo. Assim, evitam-se falhas, insatisfação dos seus colaboradores, entre uma série de outros problemas que podem comprometer o funcionamento do seu negócio.
Para isso, conte com o SOC. O nosso software permite uma gestão automatizada dos procedimentos, facilitando suas ações internas, bem como a integração de processos. Além disso, sempre defendemos a ideia de uma empresa sem papel, considerando a importância da sustentabilidade para os dias atuais. Por isso, temos o módulo SOC Digital, ideal para os negócios que estão priorizando a digitalização.
Por isso, não deixe de conhecer nossa solução! Entre em contato e saiba mais.