A realização de treinamentos é uma das partes mais fundamentais e importantes para garantir medidas mais efetivas de Segurança e Saúde do Trabalho (SST). Contudo, apenas ministrar o curso não é o suficiente. É preciso, também, garantir que os trabalhadores aplicarão, de fato, o conhecimento oferecido no dia a dia para esse fim.
Uma das formas de conseguir promover um ambiente mais seguro é investindo no engajamento dos colaboradores nos treinamentos de segurança. Quer saber mais sobre como alcançar isso? Continue lendo e tire as suas dúvidas.
Incentive a responsabilidade diária
Um primeiro ponto para engajar os colaboradores no dia a dia é incentivar a responsabilidade diária. Afinal, as medidas tomadas a seguir só surtirão efeito se os profissionais agirem de forma proativa sobre os cuidados com a sua própria saúde no cotidiano.
Assim, lembre-os de que a melhor forma de prevenir acidentes e cuidar da sua segurança é agindo de maneira proativa no dia a dia. Afinal, não adianta, por exemplo, que a empresa promova os treinamentos, forneça os EPIs, trabalhe de forma ativa para gerar a responsabilidade diária e, ainda assim, o quadro de pessoal tenha condutas inadequadas que coloquem em risco a sua proteção e a dos demais envolvidos.
Promova campanhas de conscientização
As campanhas de conscientização são fundamentais para promover um maior engajamento. Elas auxiliam a relembrar questões importantes da rotina e a fixar pontos que precisam ser memorizados, como o processo de responsabilidade ativa que listamos acima.
Essas campanhas podem ser executadas por meio de eventos sazonais e que auxiliem a lembrá-los de trabalhar com segurança.
Por exemplo, você pode trazer palestrantes que já tenham passado por problemas dessa natureza e que, hoje, atuam realizando ações de conscientização, ou médicos que possam alertar sobre as consequências de um uso inadequado de equipamentos para proteção no trabalho em altura, por exemplo.
Tenha uma comunicação interna eficiente
A comunicação interna realiza o processo de lembrar, cotidianamente, as questões às quais os seus colaboradores precisam estar atentos no dia a dia e que, muitas vezes, são esquecidas. Por exemplo, cartazes que alertem sobre o uso de protetores auriculares na entrada de um ambiente no qual eles são exigidos evitam esquecimentos que possam gerar problemas em longo prazo.
Assim, são evitadas situações que, ao longo de anos, de forma acumulada, possam gerar perdas significativas de audição (um dos riscos ocupacionais mais comuns) e, consequentemente, danos permanentes para a saúde da pessoa. Por isso, a comunicação deve ser feita de forma constante e consistente.
Isso vale, até mesmo, para os colaboradores dos escritórios. Enviar notificações na intranet lembrando-os da importância de uma boa postura e de pausas para se alongar (ou realizar Ginástica Laboral) pode evitar malefícios futuros.
Use dados e análises para avaliar a eficácia do treinamento
Compare os dados de antes e depois dos treinamentos. Essas informações serão úteis e importantes para mensurar se os profissionais modificaram os seus comportamentos após absorverem novas informações. Caso contrário, vale repensar se é preciso mudar os métodos e as estratégias a fim de obter melhores resultados.
Potencializar o engajamento dos colaboradores é fundamental para ter melhores resultados, como visto. Contudo, essa não pode ser a única questão considerada. Os treinamentos de segurança do trabalho são fundamentais para que a sua empresa consiga minimizar impactos sobre a qualidade de vida e a integridade dos seus trabalhadores.
Para saber mais, confira o nosso conteúdo sobre como o treinamento é a chave do sucesso e tire as suas dúvidas acerca do tema.