Com o objetivo de melhorar o desempenho do software, a Equipe SOC realizou a migração completa do banco de dados para o Amazon Aurora.
No dia 01 de maio de 2021, foi realizada a migração completa do nosso banco de dados para o Amazon Aurora e foi um verdadeiro sucesso!
Esse fato se deve ao envolvimento dos nossos colaboradores que se empenharam e trabalharam arduamente para que esta migração fosse concluída sem que nossos clientes sentissem impactos em sua operação. Ou melhor, que percebessem apenas os resultados positivos.
Fruto este que já pôde ser sentido rapidamente, após a sua implantação, com um ganho inicial de, no mínimo, 20% de performance, além é claro do aumento significativo e consistente de estabilidade.
Dessa forma, gostaríamos de ressaltar a importância da implantação desta nova tecnologia que tem como objetivo atingir um novo patamar de escalabilidade e excelência na infraestrutura do SOC, beneficiando, assim, todos os usuários em suas operações diárias.
Conheça a nova tecnologia utilizada no SOC
O Amazon Aurora é considerado o banco de dados em nuvem mais avançado do mercado atualmente e é capaz melhorar exponencialmente o desempenho do sistema.
Outra grande vantagem é que o AWS Aurora oferece toda segurança, a disponibilidade e a confiabilidade de bancos de dados e muitos benefícios, como:
1. Altos níveis de performance e escalabilidade
Nossa equipe tem autonomia para aumentar ou reduzir a capacidade computacional do banco de dados conforme a necessidade, otimizando o desempenho e melhorando o tempo de resposta para o usuário SOC.
2. Alta disponibilidade e resiliência
Com ele, o SOC oferecerá disponibilidade superior a 99,99%, visto que o AWS Aurora replica seis cópias de seus dados em três zonas. Além disso, realiza o backup contínuo dos dados no Amazon S3, sendo capaz de recuperar falhas do armazenamento físico e realizar a substituição de alguma instância em caso de falha (failover) em menos de 30 segundos.
3. Altamente seguro
O AWS Aurora também oferece vários níveis de segurança para o banco de dados, que incluem o isolamento de redes usando o Amazon VPC, a criptografia de dados por meio do AWS Key Management Service (KMS) e a criptografia de dados usando o SSL.
Dessa forma, os dados do armazenamento subjacente são criptografados, bem como os backups e réplicas automatizados no mesmo cluster (conjunto de servidores virtuais com mesma finalidade).
4. Gerenciamento do banco de dados
O Aurora executa o monitoramento e o backup dos bancos de dados automaticamente e de forma contínua para o Amazon S3, possibilitando assim recuperações point-in-time granulares. O monitoramento da performance do banco de dados é realizado usando o Amazon CloudWatch, o Enhanced Monitoring ou o Performance Insights, que ajuda a detectar rapidamente os problemas de performance.
Outro ponto importante é que o AWS Aurora é gerenciado pelo Amazon Relational Database Service (RDS), automatizando tarefas de gerenciamento de banco de dados como provisionamento de hardware, aplicação de patches de software, instalação, configuração ou backups.
Agradecimento especial à nossa equipe e aos Clientes SOC
Agradecemos toda a confiança depositada em nossa equipe durante a execução do nosso plano de melhoria contínua na infraestrutura do SOC. Temos muito orgulho em poder oferecer o que há de melhor em tecnologia e inovação para o mercado de SST. Afinal, esse sempre foi e sempre será o nosso compromisso. Está em nosso DNA.
Estamos prevendo muitas outras melhorias e trabalharemos com total transparência para que você, cliente, possa compartilhar de todas essas conquistas com a gente.
Agradecimento ainda a participação dos colaboradores envolvidos neste passo importante e parabenizá-los por toda dedicação em transformar este projeto em realidade. Muito obrigado!