A sua empresa pratica uma gestão previdenciária eficiente? Muitos líderes ignoram essa questão, até mesmo desconhecendo-a. Contudo, isso envolve um sério risco para a organização, podendo potencializar problemas de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e aumentando os gastos da empresa.
Por isso, é fundamental que você entenda o que é essa gestão e os seus benefícios e também tire as suas dúvidas sobre o tema. Por isso, preparamos este conteúdo imperdível, com todos os detalhes que você não pode deixar de lado. Confira a seguir e boa leitura!
O que é a gestão previdenciária?
A gestão previdenciária diz respeito às atividades relacionadas com direitos trabalhistas ligados à Previdência Social. Ou seja, está alinhada com pontos relativos à aposentadoria, a afastamentos por invalidez temporária ou permanente, ao auxílio-doença, entre outros.
Essas informações são necessárias para que seja possível informar aos órgãos competentes casos relacionados com afastamentos por acidentes de trabalho e demais pontos importantes. Assim, ela permite que os gestores responsáveis consigam realizar as atividades dentro das obrigatoriedades legais.
Quais são os benefícios da gestão previdenciária?
Ter uma boa gestão previdenciária em suas atividades na área de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) pode ter uma série de benefícios importantes. Vejamos os principais a seguir.
Maior adequação legal
Um dos pontos importantes é que a gestão previdenciária permite estar atento para as especificações legais sobre o tema. Ou seja, a sua empresa estará respaldada quanto ao cumprimento dos dispositivos legais relacionados com o Direito Previdenciário (comunicação de acidente de trabalho e de afastamento, pagamento dos benefícios relacionados com esse tipo de situação, entre outros).
Com isso, a ocorrência de erros é evitada e, assim, o negócio também não sofrerá sanções e multas pelos órgãos fiscalizadores responsáveis. Isso é uma proteção importante para todos os envolvidos.
Maior controle sobre os afastamentos
Quando a gestão previdenciária atua de forma ativa e eficiente, é possível descobrir quais são os pontos de vulnerabilidade da empresa que estão trazendo problemas para a saúde e para a qualidade de vida dos envolvidos. Por exemplo, ao notar que há uma predominância de colaboradores afastados por problemas em um setor da indústria, devido a condições auditivas, é viável avaliar se não há um inconveniente generalizado que esteja comprometendo o dia a dia do quadro de pessoal.
A avaliação de riscos, assim, pode ser mais minuciosa e identificar possíveis questões que não haviam sido percebidas anteriormente. Dessa forma, é possível analisar o grau de segurança que a empresa oferece para o seu público.
Redução de riscos para os colaboradores
Ao ter um maior controle sobre questões que envolvem afastamentos, invalidez e demais doenças que estejam comprometendo os funcionários, é possível, assim, avaliar de que forma podem ser reduzidos os riscos aos quais todos estão sujeitos. Nós demos um exemplo no item anterior, mas ainda podemos falar sobre outros. Se há um elevado número de colaboradores pedindo afastamento por fadiga, suponhamos, esse pode ser um sinal de que o ambiente está altamente estressante ou gerando uma profunda pressão nos envolvidos.
Assim, os profissionais de saúde do trabalho podem identificar que há uma necessidade latente em modificar a situação atual e, desse modo, trazer maior segurança para as atividades dos profissionais. Isso torna-se mais visível diante de uma gestão previdenciária eficiente.
Quem deve realizar a gestão previdenciária?
A gestão previdenciária, via de regra, é realizada pelos gestores que estão atuando tanto com a Saúde do Trabalho quanto por gestores de RH. Isso porque, no que diz respeito ao pagamento de indenizações e de questões trabalhistas dessa natureza, o segundo tem uma forte atuação.
Contudo, é preciso que o setor de SST esteja também envolvido no processo. Como falamos, a gestão previdenciária está fortemente ligada com a ideia de trazer maior qualidade de vida para os colaboradores diante dos diagnósticos realizados. Com isso, a integração de dados é fundamental para que ambos os setores possam atuar de forma eficiente nessa gestão.
Qual é a importância de um sistema automatizado para a gestão previdenciária?
Fato é que os dados, quando analisados de forma consistente, permitem que você possa identificar mais facilmente os padrões envolvidos e, assim, atuar de forma mais eficiente. Logo, alguns pontos a serem levados em consideração na decisão de implementar um software dessa natureza são:
- automação de tarefas;
- maior visibilidade dos dados;
- visão integrada das informações;
- possibilidade de melhoria contínua na empresa;
- realização de processos de forma 100% digital;
- redução de custos;
- redução de acidentes, entre outros.
Como o SOC pode auxiliar na gestão previdenciária?
Diante dessa importância no uso das soluções, é fundamental ter as melhores ferramentas ao seu lado — e uma das mais importantes é o SOC. Veja, a seguir, quais são os pontos nos quais podemos auxiliá-lo.
Gestão FAP
Afastamentos que ocorram hoje podem incidir por até dois anos na folha de pagamento da empresa. Com isso, gastos elevados podem ocorrer e prejudicar o orçamento corporativo. Assim, é fundamental que esse acompanhamento seja realizado, a fim de implementar ações preventivas de acidentes e de eventuais doenças ocupacionais.
A gestão FAP permite calcular o impacto do Fator Acidentário Previdenciário (FAP) na sua empresa e, assim, traçar estratégias para a sua diminuição, reduzindo custos. Dessa forma, é possível realizar o controle de determinadas questões, tais como:
- licença médica;
- consulta assistencial;
- avaliação comportamental;
- investigação de nexo causal em afastamentos;
- implementação de orientações ergonômicas de trabalho;
- treinamentos, entre outras.
Cumprimento de obrigações legais
Todo afastamento ou acidente de trabalho precisa ser devidamente comunicado, a fim de que os órgãos fiscalizadores estejam cientes. Afinal, um negócio com um alto índice de acidentes de trabalho poderá ser investigado futuramente, bem como pode haver uma verificação a fim de avaliar se ele está prestando toda a assistência para os seus colaboradores.
Assim, com o SOC, você poderá centralizar, personalizar e, até mesmo, automatizar funções, tais como:
- cadastro e impressão de CATs;
- importação de benefícios da Previdência Social;
- disparo de SMS de orientação para funcionários;
- controle de agenda médica e de prontuário eletrônico;
- controle de ficha de avaliação e orientações médicas, entre outras.
Essas são apenas algumas das funções que o SOC pode disponibilizar para a sua empresa obter melhores resultados na gestão previdenciária. Com isso, é possível minimizar custos e, ao mesmo tempo, garantir uma maior qualidade de vida para os envolvidos.
Por isso, não deixe de contar com a nossa solução! Entre em contato e aproveite para tirar as suas dúvidas!