Por meio da percepção dos usuários, o CRC atualizou os documentos do software, facilitando o acesso dos usuários às informações
Quem nunca teve uma dúvida sobre um produto ou serviço? Quem nunca buscou informações em manuais e não ficou satisfeito com as respostas? Pensando neste tipo de dificuldade, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional promoveu uma série de adaptações em seus manuais e documentações. As atualizações foram promovidas pela equipe do Centro de Recursos de Conhecimento (CRC), departamento que faz parte da gerência de Serviços do software. Com as mudanças, os conteúdos do SOC deixam o formato técnico e ganham uma comunicação mais amigável para todos que operam o sistema.
O que tradicionalmente é feito pelas áreas técnicas, no caso do SOC fica a cargo de uma equipe mais didática e multidisciplinar. “O Departamento de Serviços trabalha muito próximo dos clientes. Isso proporciona uma visão diferenciada sobre as necessidades do usuário. Hoje, o foco das nossas mudanças está no Manual do Usuário SOC, pois ele é a documentação que tem a abordagem mais ampla sobre o software. Não queríamos fazer mais do mesmo, por isso adotamos uma nova linguagem, composta por informações mais visuais, facilidade de busca, perguntas e respostas mais rápidas”, explica Edeilza Sousa, coordenadora do CRC do SOC.
O novo manual começou a ser projetado na metade de 2014 com a reformulação do CRC e a ampliação de sua equipe de profissionais. Todos são focados exclusivamente na coleta de requisitos, desenvolvimento, testes e documentação das soluções que vão facilitar o dia-a-dia dos usuários. Além dele, outras documentações receberam as melhorias. “Dentro do sistema, os tópicos já aparecem sinalizados com o novo manual e aceitamos sugestões dos usuários. A ferramenta também está servindo de base para o trabalho do nosso Suporte. Se algo não for localizado, o próprio CRC promove a melhoria de imediato, seja por uma sugestão interna ou externa”.
O boletim informativo quinzenal do SOC também foi repaginado para oferecer novas opções de consulta. “A gente se coloca no lugar do usuário e isso muda a nossa percepção. Nos baseamos em diversos cenários para construir uma ferramenta mais usual. Ao longo de 2015 adotaremos melhorias em todas as documentações do SOC, com mais conteúdos audiovisuais. Trabalhamos para ofertar soluções sem demandar recursos do Suporte Técnico”, conclui Edeilza.