Prevenir acidentes de trabalho é fundamental, principalmente, para proteger o seu corpo de funcionários. Com isso, evitam-se afastamentos e problemas que coloquem em risco a integridade física deles.
Por meio de ações importantes, também é possível economizar custos (como diminuir o FAP), evitar problemas judiciais com ações trabalhistas, entre uma série de outras questões que colocam a sua empresa em risco.
Por isso, acompanhe quatro formas importantes de prevenir acidentes de trabalho e tire as suas dúvidas.
1. Providencie e incentive o uso de EPIs
Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) cumprem, justamente, a função de trazer proteção para minimizar eventuais acidentes de trabalho. Por exemplo, o uso de capacetes em obras é fundamental para evitar que, em caso de queda do funcionário ou de itens durante as atividades, aconteça algum tipo de acidente que coloque em risco a integridade física da pessoa.
Por isso, é essencial ter uma política de EPIs bem definida. Assim, é possível capacitar os colaboradores, escolher bons fornecedores e evitar que a sua empresa fique sem os itens no dia a dia. Essa é uma das dicas mais importantes para prevenir acidentes de trabalho entre as outras que você pode acompanhar neste infográfico.
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2. Aposte na ginástica laboral
Acidentes também acontecem por falta de capacidade física dos seus colaboradores. Por exemplo, se eles estão carregando itens mais pesados do que conseguem suportar, podem ocorrer quedas e acidentes.
Uma das formas de contornar isso é aplicar a ginástica laboral no dia a dia. Ela permite fortalecer a musculatura dos funcionários, além de proporcionar alongamentos, que podem minimizar dores e desconfortos no dia a dia.
3. Incentive o bem-estar corporativo
Já pensou em como é possível manter a atenção e o foco quando está relaxado? O mesmo vale para os seus funcionários. Assim, o bem-estar corporativo é fundamental para que você e os seus colaboradores exerçam as suas atividades com mais tranquilidade.
Desse modo, quanto melhores forem as condições de trabalho, mais será possível trazer oportunidades para exercer as atividades sem medo ou estresse. Com isso, o ambiente torna-se mais seguro.
4. Ofereça treinamentos de capacitação
Colaboradores que têm mais conhecimentos sobre como agir no dia a dia tendem a se expor menos a quadros de risco e, assim, é possível prevenir acidentes de trabalho.
Por exemplo, um funcionário treinado para tornar os ambientes mais organizados não vai dispor itens em locais inadequados, evitando o risco de ele ou os seus colegas tropeçarem nas peças e sofrerem um acidente.
O mesmo vale, por exemplo, para operar máquinas que gerem riscos de ações perfurocortantes. Assim, minimizam-se as chances de os trabalhadores se machucarem ao manusearem os itens.
Até mesmo as funções mais tranquilas, como trabalho em escritório, devem ter um treinamento para prevenir acidentes de trabalho. Com isso, reduzem-se as chances de gerar doenças ocupacionais e eventuais acidentes.
Os acidentes de trabalho podem trazer consequências graves para a empresa, incluindo, até mesmo, o aumento do FAP a longo prazo. Por isso, é importante que você tome as medidas de precaução necessárias para proteger todos os envolvidos e tornar o ambiente laboral mais seguro.
Um ponto importante para prevenir acidentes de trabalho é saber como mapear e identificar riscos aos quais o negócio está exposto. Algumas dicas para isso são:
- faça uma avaliação completa para identificar todos os riscos, incluindo aqueles de menor potencial;
- classifique-os de acordo com o potencial lesivo aos colaboradores;
- defina as ações de remoção ou mitigação de riscos;
- elabore um mapa de riscos e deixe-o exposto para os seus colaboradores.
Afinal, não basta apenas prevenir acidentes de trabalho. Também é preciso saber como evitar afastamentos. Em ambos os casos, a ergonomia tem um papel importante. Saiba mais sobre ela neste artigo imperdível.