Conheça alguns cuidados básicos que podem diminuir a incidência de vírus e a instalação de softwares indesejados na sua máquina
Na hora de baixar arquivos, programas e aplicativos disponíveis na internet é preciso tomar muito cuidado. Dependendo da fonte do download, é possível que a sua máquina seja infectada por vírus ou fique repleta de softwares desnecessários, gerando a lentidão do seu dispositivo e até mesmo o roubo dos seus dados por meio do phishing. Conheça quais são os principais métodos para evitar esse tipo de problema no seu computador.
A primeira medida de segurança é manter o seu antivírus atualizado. Depois, verifique qual é a página de origem do seu download, dando preferência aos sites oficiais dos softwares. Por exemplo, se você quer baixar o navegador Google Chrome, entre na página do próprio browser e faça todo o processo por lá. É importante prestar atenção em cada etapa do download para não instalar ao mesmo tempo softwares que você poderá não usar, como é o caso das barras de ferramentas.
Se você não achou o site oficial ou só conseguiu encontrar o programa em sites de buscas de softwares, tenha ainda mais cuidado. Leve em consideração que você pode ser vítima de pirataria e até infringir a Lei de Direitos Autorais. Outro ponto importante é ler com atenção todas as etapas do processo, verificando desde o botão para iniciar o download (que pode conter links para você baixar gerenciadores de download desnecessários) até as etapas da instalação do software ou programa. Outro ponto importante é verificar as avaliações e comentários dos demais usuários, que costumam ser precisas. De praxe, evite os aplicativos que você não conhece, desabilitando as caixas de seleção durante o download.
Por mais que algum programa, aplicativo ou software seja necessário para facilitar o seu cotidiano, tenha em mente que a segurança do seu dispositivo deve ser sempre uma das suas prioridades. Com essas dicas, você diminui as chances de contaminar o seu computador, entendendo melhor como protegê-lo de possíveis ameaças.
0 resposta