O diálogo entre as diversas áreas torna-se cada vez mais fundamental, principalmente para facilitar a realização de processos interdependentes. Há, por exemplo, uma forte correlação entre o setor de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e o setor contábil.
É preciso, então, que os sistemas de SST e da folha de pagamento dialoguem. Isso porque algumas questões, como afastamentos por motivos de saúde e que não tenham sido justificados, entre outras, interferem nos cálculos da folha e, portanto, é preciso que os profissionais tenham esses dados em mãos para fazer a elaboração de forma eficiente. Confira, a seguir, os principais motivos pelos quais você deve investir em formas de realizar esse tipo de integração. Boa leitura!
Diminui os erros contábeis
É fundamental evitar que ocorram erros no que diz respeito às questões contábeis, principalmente porque envolveria prejuízos financeiros para a organização ou, ainda, poderia acarretar ações trabalhistas. Por exemplo, se um colaborador receber por um dia em que faltou, mas não justificou com um atestado, ele receberá pelo dia trabalhado de forma inadequada.
Contudo, se for retirado o valor de um dia de trabalho por uma falta devidamente justificada, caso o profissional sinta-se lesado, ele poderá entrar com uma ação trabalhista e, assim, gerar problemas para o negócio. Com a integração de soluções, esses dados complexos podem transitar entre os sistemas e, assim, minimizar eventuais erros e divergências nas rotinas do contador. Consequentemente, também haverá uma maior confiabilidade nos dados que ali circulam.
Aumenta a produtividade
Como há menos falhas e, consequentemente, menos problemas com o retrabalho, é possível notar um aumento de produtividade. Afinal, os colaboradores da área de contabilidade não precisam mais debruçar-se sobre tarefas repetitivas e manuais, já que o sistema de SST pode, em integração com os sistemas de folha de pagamento, realizar os processos de forma automatizada e, assim, tornar possível a execução de mais atividades em menos tempo.
Além disso, como há uma maior simplificação de processos, gasta-se menos tempo por atividade. Assim, é viável dedicar-se a outras tarefas nesse período. Muito bom, não é mesmo?!
Um Sistema de SST eleva a proteção dos dados
Quando os dados precisam circular de forma manual, é possível que ocorra uma série de problemas que colocam em risco a segurança e a privacidade das informações ali presentes. Isso é importante de ser considerado, principalmente porque tanto o setor contábil quanto o de SST trabalha com informações críticas.
Se essas informações de repente vazarem, isso pode gerar uma série de prejuízos — e não só financeiros. Por exemplo, os seus colaboradores podem sentir-se inseguros e sem confiança, já que dados importantes sobre eles caíram na mão de terceiros.
Permite a automatização de processos
A integração permite, inclusive, que as trocas de informações entre o sistema de SST e o de preenchimento da folha de pagamento sejam feitas de forma automatizada, cabendo aos profissionais responsáveis apenas conferir se as informações estão corretas e confirmar a realização da ação.
Como visto, a integração entre sistemas de SST e de folhas de pagamento é fundamental para garantir rotinas mais fluidas e melhores resultados para a empresa. Por isso, conte com o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional para auxiliar nesse tipo de processo. Nossa solução oferece compatibilidade de integração com os principais softwares de RH (Recursos Humanos) e de folhas de pagamento do mercado.
Quer saber mais sobre como podemos auxiliá-lo nisso? Entre em contato com a gente.