O mapa de risco empresarial tornou-se obrigatório por lei em quase todos os empreendimentos. Afinal, é um quesito importante quando o assunto é precaução com os acidentes. Saber quais as cores dos riscos ocupacionais ajuda a alertar as pessoas que transitam pelo local sobre os riscos e perigos, destacando os cuidados necessários para evitar transtornos.
>> Confira os 5 principais tipos de riscos ocupacionais e como identificá-los
Mas você sabe o que é mapa de risco? Resumidamente, é uma exibição gráfica dos ambientes de uma organização apresentada em formato de planta baixa, em que são apontados o grau e os tipos de risco que cada local oferece ao colaborador. Nesse documento, são indicadas as cores dos riscos ocupacionais e há círculos para demonstrar a intensidade do perigo.
Está curioso para saber mais sobre esse método de prevenção? Continue a leitura!
Quais são as cores dos riscos ocupacionais?
Os riscos ocupacionais são classificados por tamanhos, tipos e cores, sendo que eles podem ser considerados pequenos, médios ou grandes e existem ameaças físicas, químicas e biológicas. Eles podem ser classificados em diversas cores e cada uma delas está ligada à gravidade do problema. Veja abaixo quais são essas tonalidades:
- Verde — Essa cor está relacionada a riscos físicos, que vão desde ruídos, vibrações, temperaturas elevadas, frio, radiação e umidade até pressão;
- Vermelho — São os riscos químicos, que podem ser poeira, fumo, gás, névoa e substâncias químicas em geral;
- Amarelo — Esses são os riscos ergonômicos, que vão desde a postura e o esforço até a repetição das tarefas;
- Marrom — Essa cor indica que existem riscos biológicos, tais como, vírus, fungos, bactérias e os outros micro-organismos que podem causar sérios danos à saúde dos funcionários;
- Azul — Essa tonalidade refere-se a riscos de acidentes com incêndio, explosão, quedas, descargas elétricas e fraturas.
Essas cores indicam os acidentes que podem acontecer devido a fatores relacionados com o ambiente em que os colaboradores trabalham. Vale salientar que, na empresa, podem ser espalhados avisos que tenham as cores a fim de chamar a atenção dos funcionários para que nenhum deles sofra um acidente de trabalho.
Como identificar e classificar esses riscos ocupacionais?
Os riscos podem ser provenientes de várias situações, sejam elas causadas por ruídos, poeira, máquinas perigosas ou por um simples equipamento que esteja fora do seu lugar e cause um acidente de trabalho. Para classificar essas ameaças, é preciso criar um mapa de riscos e fazer círculos coloridos que tenham tamanhos e cores variadas a fim de informar e orientar os colaboradores que circulam por determinado local que nesse lugar existe perigo.
>> Gestão de riscos e adicionais por meio de um software de SST
Qual é a importância de saber sobre essas cores e aplicá-las na empresa?
O mapa de riscos surgiu em um momento em que os acidentes de trabalho eram frequentes e em número considerável, gerando perdas econômicas e humanas. Categorizados como um problema habitual, os incidentes reduziram com a inclusão desse programa e a sua fácil representação. Portanto, utilizar a demarcação dos riscos ocupacionais é um fator primordial para manter a saúde e a integridade física e mental dos funcionários.
Agora que você já sabe quais as cores dos riscos ocupacionais e o que cada uma delas representa, não deixe de fazer o mapeamento de riscos da sua empresa. Dessa maneira, os seus funcionários podem se locomover pela organização sem medo de se machucarem ou de causarem danos a outras pessoas.
Conte com um software para a Gestão de Saúde Ocupacional
Um software integrado de gestão ocupacional pode trazer a solução para diversos problemas em um único sistema. Gera maior eficiência, reduz custos, torna acessíveis os dados, reduz uso e papel, elimina perda de dados, organiza as informações, entre outros benefícios.
Por isso, na hora de escolher é sempre optar por um sistema online, que foque em segurança, integração e centralização das informações, como o que o SOC oferece.
Gostou do conteúdo? Então fale conosco, confira a nossa solução SOC e saiba como podemos ajudar a sua empresa!
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn | Twitter.