No Dia Internacional da Internet Segura, o SOC mostra que é o Software de SST mais completo e mais bem preparado para gerenciar todas as informações de forma integrada, on-line e segura.
Anualmente, relembramos a necessidade de proteção na Internet, que é um advento que se tornou indispensável em nosso dia a dia, tanto no que diz respeito às questões de trabalho como da vida pessoal.
Dia Internacional da Internet Segura
Realizado desde 2004, o “Safer Internet Day” é uma iniciativa anual que acontece sempre no segundo dia da segunda semana de fevereiro e é uma ação para unir diferentes usuários e instituições.
O Dia da Internet Segura, em português, foi criado pela Rede Insafe na Europa e, atualmente, conta com a participação de mais de 200 países em apoio ao estímulo do uso livre, seguro, ético e responsável da Internet.
O SOC é exemplo de como se proteger
O SOC é o primeiro sistema de gestão ocupacional certificado pela Norma de Segurança da Informação ISO 27001.
O SOC é o exemplo de Software de SST comprometido com a Segurança da Informação. Em seu desenvolvimento, seguimos as melhores práticas da OWASP (Projeto Aberto de Segurança em Aplicações Web), existem também Web Services disponíveis para integração segura com diversos sistemas utilizando o WS Security 2.0.
O Sistema SOC realiza diversas avaliações de segurança na aplicação e infraestrutura, aumentando a segurança dos dados, em conformidade com as melhores práticas estabelecidas na ISO 27001.
O Sistema SOC utiliza o serviço AWS WAF como firewall para aplicativos web que permite monitorar as solicitações HTTP e HTTPS, além proteger contra vulnerabilidades comuns na web que podem afetar a disponibilidade, comprometer a segurança ou consumir recursos em excesso. O WAF fornece ao Sistema SOC um controle sobre as requisições realizadas, permitindo criar regras de segurança que bloqueiam padrões de ataques comuns.
Além disso, o SOC dispõe de recursos de proteção dos dados armazenados através de criptografia, segregação lógica, cópias de segurança e proteções contra riscos cibernéticos. O código é restrito a equipe de desenvolvimento do software.
» Assista ao Webinar “Melhores práticas de Segurança da Informação dentro e fora do SOC”.
Dicas SOC de como se proteger e tornar a Internet Segura
1. Use senhas fortes e diferentes
Não utilize a mesma senha em diversos aplicativos e sites. Isso porque se alguém descobrir uma única senha, terá acesso à todas as suas contas de uma única vez.
Além disso, não utilize a data de nascimento ou relacione a senha a coisas óbvias, como: sobrenome, nascimento do filho e entre outros. Lembre-se de utilizar caracteres especiais (%,*,@) e misturar números e letras. Uma dica interessante é recorrer aos aplicativos geradores de senha.
2. Bloqueie Câmeras e Microfones
Muitos aplicativos pedem autorização para acessar a sua câmera e microfone. Não deixe essa “permissão” passar desapercebido quando for instalar algo no computador ou celular.
Para alguns aplicativos, ela é necessária. No entanto, para outros, pode se tornar uma ferramenta de captação de informações pessoais.
3. Fique atento à perfis fakes
Tanto nas redes sociais como fora dela, os perfis fakes podem se tornar algo ameaçador. Fiquem atento também aos e-mails falsos e anexos suspeitos, não clique em links suspeitos ou desconhecidos.
4. Phishing
Fique atento ao Phishing, ele pode ser uma das maiores ameaças na internet. Com o intuito de enganar usuários utilizando e-mails falsos, mensagem de texto e técnicas de Engenharia Social que te convencem e, induzem a abrir o conteúdo ou, te redirecionam para algum link, a ideia central do Phishing é coletar informações pessoais. Exemplo de Phishing comuns são mensagens com promoções absurdas, ou a notícia falsa da morte de algum artista, que levam a um site e lá, eles solicitam dados para ler “a notícia”.
5. Utilize duas etapas de verificação
Sempre que possível, opte pela verificação em duas etapas. Muitas empresas grandes como Google e Microsoft já utilizam a dupla verificação.
Com ela, você envia um código depois de efetuar o login, caso não dê certo o acesso é bloqueado. Ou seja, mesmo se a pessoa tiver a sua senha, não poderá ter acesso porque não tem o segundo código de verificação.
Mantenha um antivírus atualizado, desconfie de ofertas muito boas e não revele informações pessoais para uma internet segura.
O papel do SOC em relação à Segurança da Informação (ISO 27001) e à Privacidade de Dados (LGPD).
O SOC sempre prezou, desde o seu início, pela segurança dos dados. O objetivo é mitigar adequadamente qualquer risco que possa comprometer a organização, especialmente no que diz respeito à gestão e proteção das informações de clientes, usuários e colaboradores.
Como líder de mercado e autoridade em software de gestão SST, a equipe atua para proteger e manter os processos sempre transparentes para nossos clientes. Por esse motivo, temos um Portal específico para reunir todas as informações sobre a Certificação ISO 27001 e a LGPD.
» Quer saber mais? Acesse o nosso Portal de Segurança e Privacidade de Dados.