País registra mais de 700 mil casos por ano e, quando o assunto é acidente de trabalho, só perde para a China, Índia e Indonésia
Maior número de acidentes de trabalho
Segundo notícia publicada no portal do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região de Campinas/SP (15º TRT-SP), o Brasil figura como um dos países com os maiores números de acidentes de trabalho. Por ano, cerca de 700 mil casos são registrados, fazendo com que o país fique atrás apenas da China, Índia e Indonésia quando o assunto é acidente laboral. Outro dado alarmante publicado pelo 15º TRT-SP é o aumento no número de acidentes de percurso para o trabalho, que passaram de 121 casos para cada 100 mil habitantes em 1995 para 228 a cada 100 mil habitantes em 2013.
Para o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região de Belo Horizonte/MG (TRT-MG), o Brasil tem uma das melhores legislações do mundo sobre o tema, mas em alguns casos ela não é seguida à risca. Outros problemas que podem contribuir para esse quadro são a carência de treinamentos, Política de Segurança ineficiente ou antiquada, ambiente de trabalho opressor e a redução de custos na produção. Segunto o 3º TRT-MG, as medidas que podem ser tomadas para evitar esse quadro podem trazer inúmeras vantagens para empregados, empregadores e para a sociedade como um todo.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), investir em Saúde Ocupacional e conscientização dos trabalhadores é uma das melhores formas de melhorar essas estatísticas. A segurança deve ser vivida dentro da própria empresa, englobando os agentes e riscos de cada atividade, desde a estrutura da empresa até a execução da função do trabalhador. Por isso, a conscientização é um dos passos mais importantes para evitar acidentes e doenças ocupacionais, já que zelar pela Saúde e Segurança do Trabalhador é uma responsabilidade dividida entre a empresa e o próprio colaborador.