A data foi criada em 1972 pela ONU para lembrar a importância da preservação ambiental e o tema de 2015 discute o consumo consciente
Hoje, dia 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 para conscientizar os países sobre a importância de cuidar da natureza, principalmente por conta das mudanças climáticas das últimas décadas. O tema desse ano, de acordo com o blog do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), é “sete bilhões de sonhos. Um planeta. Consuma com cuidado”, trazendo à sociedade um debate a respeito do consumo desenfreado.
Inserir o conceito de sustentabilidade no meio empresarial é um dos maiores desafios que as organizações e os seus gestores precisam enfrentar. Para isso, é necessário reavaliar as metodologias de trabalho mais tradicionais, sempre com responsabilidade e levando em consideração o crescimento da empresa e da sociedade como um todo. Um exemplo da importância dessa reflexão é a produção de papel. De acordo com a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), entre janeiro e fevereiro de 2013, o Brasil produziu mais de 1600 toneladas de papel e, no mesmo período de 2014, esse número aumentou para mais de 1700 toneladas. Nesse sentido, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional pode contribuir ativamente para que as organizações reduzam o consumo do papel.
Através da união de diversas funcionalidades, o SOC oferece a Gestão Ocupacional sem Papel, a soma de tecnologias desenvolvidas pelo software nos módulos SOCGED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Biometria e Assinatura Digital. As funcionalidades que permitem a manutenção, produção e controle do acervo de documentos, conta com metodologia 100% digital ou com a digitalização de documentos, isso com todos os procedimentos de segurança física e lógica exigidas pela Computação em Nuvem. Assim, os processos internos podem ser modernizados, dando mais velocidade para a tomada de decisão de gestores de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Com o SOC, as empresas só utilizam papel se for realmente necessário, evitando o desperdício e contribuindo para amenizar esses números, diminuindo os impactos no meio ambiente.