Softwares e programas indesejados podem gerar lentidão da sua máquina, dificultar a usabilidade ou acrescentar funcionalidades redundantes ao seu navegador
Quando você vai fazer o download de programas ou softwares, é possível que PUPs (sigla de Potentially Unwanted Program, termo traduzido do inglês para programas potencialmente indesejados) sejam instalados junto sem que o usuário perceba. Esses programas costumam alterar as configurações dos navegadores, como as preferências de buscadores, pop-ups de propaganda e pedidos de instalação de plugins que, na verdade, são mais PUPs. Dessa forma, estar atento é o primeiro passo para baixar arquivos seguros e sem os softwares indesejados!
Dicas para evitar a instalação de programas indesejados
Ao instalar um programa, evite fazer outras atividades simultaneamente! Esse momento exige certa dose de cautela e muita atenção. As especificações padrão da maioria dos programas gratuitos acompanham alguns desses softwares, apesar de ser possível baixá-los nos respectivos sites oficiais. Por isso, evite clicar em avançar, avançar, concordo e finalizar. Essa pode ser a forma mais rápida de instalar um programa e, ao mesmo tempo, baixar diversos PUPs. Leia com atenção cada etapa da instalação e desabilite as opções que indicam a instalação de outros programas que você não conhece ou simplesmente não deseja.
Atente-se a segurança do seu dispositivo
Lembre-se que a segurança do seu dispositivo deve ser sempre uma das suas prioridades. Com essas dicas, você diminui as chances de instalar no seu computador programas indesejados que consomem memória e recursos do seu computador. Eles parecem inofensivos, mas podem consumir recursos da sua máquina, gerar lentidão, alterar a configuração do seu navegador padrão e ainda podem acrescentar funcionalidades inúteis. Por isso, procure sempre fazer downloads diretamente do site do desenvolvedor do software, leia com cuidado cada etapa da instalação e esteja sempre com o seu antivírus ativado. Todos esses cuidados são importantes, pois além dos riscos apresentados, esses programas podem ser difíceis de remover, sendo necessária a intervenção de um profissional mais experiente e o custo de uma visita técnica.