O preenchimento do eSocial é uma etapa fundamental do trabalho dos profissionais de SST. Por isso, tirar todas as dúvidas sobre o assunto e manter-se atualizado é fundamental para evitar falhas que possam acarretar sanções futuras.
Um dos pontos é, justamente, a exigência da adoção do certificado digital para acessar o cadastro do eSocial. Você já tinha ouvido falar sobre isso? Ou ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então continue lendo e vamos solucionar essas questões a seguir. Boa leitura.
O que é o certificado digital?
O certificado digital é uma forma de identidade eletrônica segura que pode ser utilizada por pessoas ou empresas para atestar a idoneidade das transações realizadas no dia a dia, contendo valor jurídico.
Portanto, ele funciona como uma forma de validar os documentos da sua empresa, comprovando que quem está emitindo-os é você mesmo, garantindo a autenticidade das operações.
Em analogia, é como se a sua empresa estivesse gerando uma assinatura digital que comprovasse que aquela ação é ela mesmo que está elaborando, validando o processo. Qualquer empresa, de qualquer porte, pode contratar o serviço, incluindo os MEIs e ME.
Quais são os tipos de certificados digitais existentes?
Atualmente, no mercado temos dois tipos de certificados digitais: o A1 e o A3. Mas ambos servem para todos os casos? Não necessariamente. É o que veremos mais a seguir.
- Certificado A1: o arquivo do certificado fica na máquina. Normalmente, é utilizado quando apenas uma máquina realizará o acesso aos serviços do eSocial;
- Certificado A3: o arquivo do certificado fica em um dispositivo remoto (como pen drive, token, cartão, entre outros).
Qual a importância do certificado digital no eSocial?
Como você viu acima, o certificado digital tem um papel importante na garantia de autenticidade dos dados. Por isso, ele é fundamental para acessar o portal do eSocial e, assim, atestar que é realmente um acesso legítimo do seu negócio.
O acesso aos módulos web do eSocial ocorre mediante, justamente, o uso do certificado digital. Com isso, evita-se que pessoas tenham acesso aos dados da organização e acessem os módulos de forma indevida.
Desde abril de 2021, ele tornou-se uma exigência para que os profissionais das empresas possam acessar o local e enviar os eventos. Sem isso, atualmente, não é mais possível transmitir os dados (com o objetivo de assegurar o tráfego de informações) ou assinar os documentos (tendo a validação da assinatura mediante o acesso ao certificado).
Para o acesso ao eSocial, ele pode ser tanto na modalidade A1 quanto A3. Isso é indiferente para a função que ele cumpre. Assim, faça a escolha de acordo com as questões internas da sua empresa.
Outros pontos vantajosos no uso do certificado digital são:
- economia: menor uso de papel no dia a dia, sem a necessidade de preencher documentos manualmente, levando seu negócio a uma lógica paperless;
- otimização de tempo e espaço: com o uso do certificado, os processos são mais ágeis;
- segurança dos dados e transações: o uso do certificado digital está intimamente alinhado com as principais medidas de segurança digital e adequação à LGPD.
Como emitir o certificado digital da sua empresa?
Agora que você já sabe o que é o certificado digital e sua importância para o eSocial, é hora de entender como emiti-lo. Para isso, você pode contar com empresas certificadoras. Elas terão o papel de fazer a emissão e orientarão você sobre as documentações necessárias e agendamentos a serem realizados.
O certificado digital é útil para a maior proteção dos dados internos do negócio e para proporcionar maior agilidade no preenchimento do eSocial. Por isso, não deixe de estar atento a essas questões, ok?
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