O afastamento pelo INSS por motivos de saúde é uma das grandes causas de problemas no que diz respeito ao clima organizacional, gerenciamento de times, entre outras questões. Além disso, pode ser um indicador de que há problemas internos que precisam ser devidamente gerenciados ou, então, poderão gerar diversos prejuízos futuros.
Por exemplo, um alto índice de profissionais afastados pode ser sinal de diversos acidentes de trabalho, aumentando o FAP ao longo do tempo. Por isso é tão importante que você identifique como diminuir esse número para proteger seus profissionais. Para isso, separamos algumas dicas importantes que não podem deixar de ser implementadas no ambiente laboral. Continue lendo e tire suas dúvidas!
Ofereça incentivo para os colaboradores
Profissionais motivados tendem a ter mais cuidado durante as atividades — isso vale tanto para aqueles que trabalham em áreas mais arriscadas quanto os que trabalham em escritório.
Por exemplo, um profissional que não está contente, provavelmente, não vai ficar atento para questões de postura ou no que diz respeito à ergonomia de trabalho. Isso pode gerar, a longo prazo, lesões que podem afastá-lo. Por isso, sempre gere um ambiente de trabalho favorável e que possa incentivar os colaboradores a agirem de forma segura, correta e que possa trazer mais cuidados de saúde para eles.
Coloque a segurança dos colaboradores como prioridade
Um dos principais motivos para afastamento deve-se a acidentes de trabalho, principalmente aqueles de maior complexidade ou ainda maior gravidade. Muitas vezes, é preciso que o colaborador se afaste para cuidar de sua saúde e, ainda, pode gerar prejuízos, danos e processos judiciais para a empresa.
Por isso, ter uma área de segurança do trabalho permite gerenciar os riscos inerentes nas atividades e promover ações de conscientização e proteção dos profissionais. Isso é fundamental para diminuir os indicadores de afastamento pelo INSS.
Faça os exames preventivos
Outra forma importante para proteger os colaboradores e evitar o afastamento pelo INSS é, justamente, realizando exames preventivos. Sabemos que muitos problemas que geram afastamento dos profissionais podem ser evitados de antemão, por exemplo a partir do momento em que há intervenções quando começam as reclamações sobre dores em regiões como ombros, punho, pescoço, entre outros.
A partir disso, é possível diagnosticar o início de uma provável lesão (como tendinite ou bursite) causada por esforços repetitivos, ou ainda, falta de ergonomia no ambiente de trabalho.
Com os exames preventivos, portanto, é possível identificar o início da lesão e, assim, trazer as medidas necessárias para que o profissional possa ficar protegido no ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, não precisar ser afastado futuramente por problemas de saúde.
Conscientize sobre medicina preventiva
Os profissionais têm consciência sobre a importância da medicina preventiva? Se eles ainda não sabem sobre isso, provavelmente não fazem os exames necessários para diagnosticar precocemente alguns quadros de saúde e continuar cuidando da qualidade de vida deles.
Por exemplo, a partir do acompanhamento constante de um profissional da medicina preventiva é possível acompanhar a evolução da curva glicêmica. E, portanto, desacelerar o surgimento da diabetes tipo 2 ou, ainda, caso ela já tenha se instalado, é possível entrar com medicações prévias e evitar complicações futuras que possam, inclusive, gerar afastamento do profissional.
Minimizar as chances de afastamento de trabalho pelo INSS é uma das ações importantes que os profissionais de SST devem tomar no dia a dia. Com isso, é possível reduzir saídas de profissionais, desmotivações, evitar acidentes de trabalho, diminuir indicadores de turnover, entre outros benefícios.
Quer mais dicas importantes para melhorar o ambiente organizacional? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma informação importante. Para isso, basta cadastrar seu e-mail na área específica em nosso blog e receberá todas as informações exclusivas e imperdíveis que enviaremos para você!