O movimento visa conscientizar a sociedade sobre a luta contra o câncer de mama, uma das doenças que mais afasta trabalhadores brasileiros
A campanha Outubro Rosa é um movimento de conscientização sobre a luta contra o câncer de mama, especialmente através do diagnóstico precoce e prevenção. O movimento é lembrado em todo o mundo e o seu nome é uma referência ao laço cor de rosa, o maior símbolo da luta contra a doença. Para participar dessa ação, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional convidou os seus colaboradores a se vestirem de rosa para apoiar a campanha e reforçar a importância de combater o câncer de mama.
Como já citamos no SOC Blog, essa é uma das 10 doenças responsáveis por afastamentos superiores a 15 dias de trabalhadores brasileiros, de acordo com dados do Ministério da Previdência Social. Por isso, o SOC, um software essencialmente focado em prevenção e controle da incidência de doenças e riscos ocupacionais nas empresas, contou com os seus colaboradores para participar da ação. Quase todo o quadro de funcionários entre efetivos e estagiários prestigiou a campanha, que aconteceu durante o Café da Manhã da Equipe SOC – evento interno realizado tradicionalmente na primeira quinta-feira do mês.
O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos da América (EUA) e os Estados tinham ações isoladas, mas igualmente focadas na prevenção contra a doença e na realização de mamografias em massa no mês de outubro. Posteriormente, o Congresso Americano oficializou a data e a tornou o mês nacional (dos EUA) contra o câncer de mama. Com o tempo, a campanha cresceu e hoje existem diversas ações para divulga-la mundialmente, como iluminar em rosa prédios públicos e privados, desfiles de moda com sobreviventes da doença, partidas de boliche, caminhadas e muitas outras. No Brasil, a primeira iniciativa em prol do movimento foi em 2002, com a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (ou Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo/SP.
DOENÇA
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, perdendo apenas para o câncer de pulmão. Ele se desenvolve principalmente nos ductos mamários e, em casos mais raros, nos lóbulos, ocasionando abaulamento ou retrações das mamas ou mamilos, tornando-os parecidos com casca de laranja. As mulheres são as mais afetadas pela doença, mas o abcesso também pode se ocorrer em homens. Por isso, especialmente para aqueles que têm casos da doença na família, é essencial consultar um médico periodicamente e realizar todos os exames necessários, evitando o diagnóstico tardio.
A prevenção, segundo o INCA, envolve basicamente manter uma dieta equilibrada, evitar fumo e bebida, além de praticar atividades físicas regularmente, já que a obesidade é um dos principais fatores de risco dessa doença. Outro ponto importante, segundo o instituto, é que essas práticas também podem evitar outras doenças e, quando são unidas ao autoexame das mamas, exames clínicos e visitas regulares ao médico, aumentam ainda mais a possibilidade de estabelecer um diagnóstico precoce de doença e aumentar as chances de uma cura rápida para o paciente.
0 resposta