As melhorias nos processos de testes fazem parte da Política de Gestão da Qualidade do software, que será ampliada ao longo do ano
O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional passa por um processo constante de melhorias e esses procedimentos se estendem para todos os departamentos e áreas da empresa. A área de Qualidade, por exemplo, é encarregada de testar as funcionalidades e telas do SOC, amenizando a incidência de erros de funcionamento (bugs). Pensando nisso, a Equipe de Qualidade desenvolveu os Testes Automatizados, que funcionam em paralelo aos testes manuais e fornecem uma camada adicional de testes.
Os Testes Automatizados são aplicados nas principais telas do SOC, que foram batizadas de estrelas. Nesta fase inicial, um total de 25 estrelas foram definidas para receber a vigilância constante e testes em camada dupla de verificação. “Em paralelo à solução automatizada, os Analistas de Qualidade testam a solução na prática, como se fossem usuários comuns, fazendo diversos caminhos e cadastrando informações para a utilização da funcionalidade e das ferramentas do SOC”, conta Agatha Lisbôa, Líder de Qualidade do SOC.
A ferramenta ajuda a diminuir os possíveis erros antes que eles entrem no estágio de produção do software. “Os novos módulos só operam depois que a área de Qualidade libera. Em seguida, o Centro de Recursos do Conhecimento (CRC) cria documentações e formaliza a operação junto ao usuário final. Ao longo de 2016, nós pretendemos ampliar o número de estrelas monitoradas”, explica.
A exemplo do Alfred (ferramenta de monitoramento interno), os Testes Automatizados foram desenvolvidos internamente para melhorar a entrega do produto ao mercado. “Ao desenvolver essa ferramenta, oferecemos ainda mais segurança, conforto e estabilidade aos nossos usuários. Ao todo, somos em sete profissionais focados em Gestão de Qualidade e preparados para evitar a incidência de erros no software”, finaliza Agatha.
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