Os softwares de gestão de GRO e PGR são desenvolvidos com o intuito de garantir o controle total dos processos, bem como de fornecer aos gestores a facilidade de gerenciar o monitoramento de todas as atividades da empresa.
Com base nisso, podemos afirmar que um software eficiente é capaz de atender a diversas necessidades, sendo determinante para:
- otimizar os recursos utilizados;
- centralizar informações;
- reduzir os custos.
Além dessas funções, há muito mais vantagens, as quais você conhecerá ao longo deste texto. Boa leitura!
O que é e como funciona a gestão de GRO e PGR?
Aqui falaremos de dois tipos de gerenciamento: o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
O primeiro é o conjunto das ações para prevenir e gerenciar os riscos operacionais. Nele, está contido o segundo tipo, o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), cuja função é auxiliar as empresas a mapearem e fiscalizarem os possíveis riscos existentes no ambiente de trabalho. Dessa forma, a Gestão de GRO e PGR é a correta aplicação do que está descrito no GRO e no PGR, como minimizar riscos e elaborar um plano de ação eficaz.
Qual a importância de uma gestão eficiente?
O cumprimento da gestão de GRO e PGR não é uma simples obrigação — dada pela Norma Regulamentadora 1 (NR-01). Isso porque estabelecer o programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais traz diversos resultados positivos para a empresa, já que o GRO é um programa que garante as melhores condições de trabalho para os colaboradores. Com isso, ambos saem ganhando: empresas e funcionários.
Quais as vantagens da Gestão de GRO e PGR?
São muitos os benefícios da implementação dos softwares que auxiliam na gestão de GRO e PGR. Confira os principais!
1. Aumentar a produtividade dos funcionários
Ao adotar as diretrizes e políticas do GRO, a empresa percebe que, em pouco tempo, ocorre um aumento da produtividade de seus funcionários, que entregarão mais resultados positivos em suas funções.
Isso é verificado porque o PGR reduz ou mesmo elimina os riscos de acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Além disso, com mais saúde e maior percepção de que a organização se preocupa com eles, os funcionários realizarão suas atividades com mais motivação.
2. Reduzir custos com seguro-saúde
Você sabia que o valor do seguro acidente é proporcional à ocorrência de infortúnios nas empresas? É fácil entender como isso acontece: as empresas de seguro usam esse percentual como estimativa do cálculo dos valores cobrados. Dessa forma, ao implantar o GRO, há um impacto, a médio prazo, na redução dos custos nas empresas.
3. Manter a saúde dos colaboradores
Os funcionários são o capital humano das empresas, e, embora nem sempre seja evidente para todos, os colaboradores são o que as companhias têm de mais valioso. Isso é muito verdadeiro, pois, sem eles, as empresas simplesmente não funcionam.
Assim, ao implementar o GRO, o resultado é a preservação da saúde e da integridade física dos colaboradores. Com isso, eles executam as suas atividades de maneira plena.
4. Diminuir absenteísmos e afastamentos
Absenteísmo nada mais é do que a quantidade de faltas no trabalho por algumas horas, por todo o dia de expediente ou por vários dias. As questões relacionadas à saúde (devido a doenças, para ir ao médico ou realizar exames) estão entre as causas principais de absenteísmo.
Como o foco do GRO é a preservação da saúde dos trabalhadores e a redução dos riscos ocupacionais, o afastamento do trabalho será menos frequente com uma gestão rápida e eficaz.
5. Preservar a imagem e a reputação da empresa
Se muitos acidentes acontecem em uma empresa, ela fica “marcada” de maneira negativa na mente dos seus colaboradores, fornecedores e clientes. O resultado inevitável é ser uma companhia associada ao desrespeito e à não preocupação com a saúde dos seus funcionários. Já com o GRO implementado, o número de acidentes é menor e, assim, a reputação da empresa é preservada.
Além disso, as chances dos funcionários entrarem com uma ação na justiça contra a empresa serão menores, pois as leis e normas trabalhistas estarão sendo rigorosamente cumpridas.
Como um software como o SOC pode ajudar na sua gestão de GRO e PGR?
Para que o gerenciamento seja realmente eficaz, é fundamental contar com a ajuda do SOC, Software de Gestão Ocupacional, pois ele favorece todos os processos mencionados anteriormente.
Por meio dele, é possível obter diversos benefícios, como:
- mais agilidade e redução de custos;
- economia de tempo e de recursos;
- integração de diversos processos;
- mais segurança;
- acesso facilitado etc.
Por que escolher o SOC para as suas soluções?
Ao escolher o SOC, Software de Gestão Ocupacional, você estará optando pela expertise em termos de gestão de GRO e PGR. Isso porque O SOC será um grande aliado nesse processo, por ser totalmente voltado para essa área e por ser constantemente atualizado segundo os novos desafios a serem enfrentados.
Por meio dele, é possível, por exemplo, garantir mais segurança para a empresa, evitando complicações com acidentes no ambiente laboral e, com isso, os tão indesejados afastamentos. Cabe salientar que uma das funcionalidades do SOC é estar de acordo com a Norma Regulamentadora No. 1 (NR-01), para ajudar a sua empresa a gerenciar riscos da melhor maneira possível.
Além de tudo, a gestão pode ser feita sem papel, isso mesmo! Com o SOCGED, um repositório sem limite de espaço, é possível arquivar documentos utilizados para o gerenciamento, além de armazená-los e compartilhá-los. Tudo isso de uma maneira prática, vinculada à empresa, à unidade, a um determinado funcionário ou a um prontuário médico, entre outros.
Enfim, se você quer modernizar seu sistema de gerenciamento que engloba o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais e o Programa de Gerenciamento de Riscos e, com isso, garantir um ambiente mais favorável para o desempenho das atividades dos funcionários da corporação, conte com o SOC — a melhor solução de software de Gestão Ocupacional — que apresenta os melhores resultados para as suas necessidades.
Para conhecer todos os detalhes, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas em softwares de gestão.
Visite outros conteúdos em nosso blog:
» Confira os materiais de conhecimento exclusivos sobre GRO/PGR no SOC