Todos nós sabemos a importância do uso de um Equipamento de Proteção Individual (EPI). Agora, você sabe o que é um EPI conjugado? São EPI’s que têm o intuito de proteger o usuário de mais de um risco do trabalho.
Esses equipamentos são fabricados para proteger o trabalhador que, em seu exercício laboral, esteja exposto a mais de um risco. Por exemplo, um trabalhador que exerça suas atividades em altitude precisa, assim, de uma proteção contra quedas e outra proteção auricular.
É de extrema importância entender a necessidade de um EPI conjugado para cada atividade. Esses equipamentos devem ser fabricados de forma adequada e conter o Certificado de Aprovação (CA). O uso de EPI é obrigatório, e ele deve ser distribuído gratuitamente pela empresa segundo a NR6 (Norma Regulamentadora 6).
E então, o que você acha de se aprofundar um pouco mais no assunto? Continue conosco para entender mais sobre os EPI’s conjugados.
O que é um EPI conjugado?
É um dispositivo de segurança fabricado com duas ou mais proteções ao mesmo tempo, para prevenção de riscos e danos ao trabalhador. Por exemplo, há o capacete 3 em 1, que contém proteção auricular e facial, enquanto protege a cabeça do usuário.
Utilizar dois dispositivos de segurança ao mesmo tempo, também, pode ser considerado um EPI conjugado, por exemplo, utilizar um cinto de segurança com dispositivo trava quedas. Mas, nesses casos, só são considerados EPI’s conjugados caso a fabricação tenha previsto o uso dos dois dispositivos em conjunto.
É importante entender que nem em todas as atividades será necessário o uso de EPI’s conjugados. O uso deles deve ser feito somente quando preciso, caso contrário, você pode estar colocando em risco a integridade do usuário. Por isso, avalie a situação antes de adquirir e distribuir tais dispositivos.
Esses EPI’s visam melhorar a segurança e o conforto do usuário e são projetados para serem mais baratos que os equipamentos separados. Por isso, sempre que necessário, sua empresa deve utilizá-los. Mas lembre-se de sempre considerar o equipamento correto para cada atividade.
Qual a importância do EPI conjugado?
Como todo EPI, ele é importante para a proteção do usuário em sua atividade laboral. A grande diferença de um EPI conjugado é ele fornecer mais de um tipo de proteção, podendo assim substituir vários dispositivos unitários.
Imagine um operário de obra que está manuseando um martelete. Ele precisa utilizar alguns EPI’s, sendo eles luva de raspa, botas com bico de aço, protetor auricular, óculos ou protetor facial e capacete padrão.
Esses dispositivos são todos únicos e utilizados separadamente. Porém, nesse caso, o capacete 3 em 1 pode vir a substituir três EPI’s — o capacete padrão, os protetores auriculares e o óculos ou protetor facial — com mais eficiência e conforto para o trabalhador. Como o próprio nome sugere, ele substituirá com muito mais segurança esses três equipamentos.
Além disso, o custo desses dispositivos conjugados costuma ser mais em conta, quando comparado ao dos dispositivos únicos. Então esse fato também é importante para a diminuição de gastos dentro da empresa. Tente sempre verificar a possibilidade do uso de um EPI conjugado no lugar de vários EPI’s.
Quando se deve usar um EPI conjugado?
Sempre que a atividade do usuário ofereça mais de um risco para ele, e o dispositivo ou, os dispositivos, sejam cabíveis para protegê-lo. É muito importante consultar um especialista em segurança do trabalho antes de distribuir esses equipamentos.
Eles são de uso individual, ou seja, não devem ser compartilhados com outros colaboradores. Então, tenha atenção ao distribuir esses equipamentos para os colaboradores corretos, que realmente precisam utilizá-los.
Veja também, quando mais de um EPI é utilizado por um colaborador, se estes não seriam substituíveis por um conjugado. Isso poderá poupar gastos para empresa, dar mais conforto e mais segurança para o trabalhador.
Alguns exemplos de quando se deve usar um EPI conjugado são:
- em atividades exercidas em altitude, deve-se usar o cinto de segurança com dispositivo trava quedas;
- em atividades exercidas com exposição a radiação, deve-se usar macacão de proteção de corpo inteiro e capacete com proteção facial e respirador;
- em atividades de demolição, deve-se usar capacete com protetor auricular em concha e proteção facial;
- em atividades exercidas com produtos químicos, deve-se usar capacete com proteção facial e respirador.
Quais são os cuidados e a manutenção que se deve ter com esse equipamento?
Todo EPI, seja ele conjugado, seja ele tradicional, exige cuidados. A higienização após o seu uso é necessária todas as vezes que for utilizado. Essa higienização deve seguir as instruções do fabricante para que não comprometa a proteção do equipamento. Por exemplo: capacetes com proteção auricular em concha não devem ser molhados, pois isso pode danificar a espuma dos protetores auriculares.
Também, é importante, antes de utilizar o equipamento, verificar se ele não apresenta danos que possam comprometer a sua função. No caso de haver tais danos, você deve descartá-lo e substitui-lo por um novo. Não se esqueça de verificar a validade do CA antes de adquirir um novo EPI. Nunca obtenha um equipamento sem esse certificado.
Outra coisa importante de se observar é que todo EPI tem um prazo de validade. Sempre verifique essa data para substitui-lo no tempo certo. Os equipamentos com a validade vencida devem ser descartados.
Ao armazenar seus EPI’s, certifique-se de não os guardar junto de ferramentas, principalmente de instrumentos cortantes. Isso pode causar danos ao EPI e comprometer as funções dele. O ideal é que você tenha um local isolado para o armazenamento dos seus equipamentos de proteção.
Dá para se concluir que o uso de EPI’s conjugados é importante para melhorar a segurança do profissional e diminuir os custos para a empresa. Também podemos chegar à conclusão que, antes de adquirir esses dispositivos, precisa ser levada em consideração a atividade exercida pelo usuário.
Além de tudo, é de se observar que se deve tomar cuidados especiais com seus EPI’s conjugados, a fim de prolongar seu uso observando sempre o seu prazo de validade. E, ao adquirir esses dispositivos, não se esqueça de verificar a validade de seu CA.
Quer saber mais sobre segurança e medicina do trabalho? Siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Linkedin