O exame psicossocial é mais uma oportunidade de a empresa assegurar a saúde integral dos funcionários. Conhecer todas as especificidades de cada colaborador, permitindo um acompanhamento assertivo para a resolução de alguma questão que possa surgir, é uma das melhores formas de garantir a produtividade.
Empresas que despontam como lugares ótimos para trabalhar têm gestores conscientes da implementação de atitudes que, diariamente, demonstrem comprometimento com o funcionário. O resultado disso não deve ser encarado como um favor que se faz ao colaborador, mas uma efetiva necessidade para permitir as melhores condições de trabalho.
Pensando nisso, após a leitura deste texto, você saberá, de modo aprofundado, qual a importância do exame psicossocial. Entenderá quais são as principais normas regulatórias que falam do procedimento, qual o profissional responsável para realizar o exame e qual o melhor momento para a sua ocorrência.
Acompanhe!
O que é o exame psicossocial?
O exame psicossocial avalia a situação com a qual os colaboradores lidam no cotidiano — espaços confinados, altura, manuseio de inflamáveis e outros contextos de risco. O objetivo dessa análise é entender o nível de estresse a que são submetidos. Observar essas demandas facilita a implementação de medidas práticas para que não aconteça o acúmulo de tensões e, consequentemente, o adoecimento psíquico.
O organismo humano responde, diariamente, a determinados estímulos do ambiente de trabalho. Estes podem acontecer de modo inesperado ou constante. A consequência reflete no corpo, deixando os colaboradores em estados de tensão, preparados para o agravamento de alguma situação.
A continuidade desse sentimento de alerta é prejudicial para toda a comunidade, limitando o desenvolvimento de um trabalho sadio. É nesse sentido que o exame psicossocial foi mais um recurso criado para a saúde ocupacional.
A avaliação psicológica é mais uma forma de dar importância ao conjunto de demandas que formam o indivíduo, prezando uma vida saudável, mesmo com altas responsabilidades de trabalho.
Qual a importância do exame psicossocial?
Imagine uma situação em que o funcionário precisa inserir, diariamente, dados referentes à quantidade de insumos que entram no estoque da empresa. O contexto para que isso ocorra não favorece a concentração do funcionário devido ao volume sonoro produzido no entorno. O resultado é um alto grau de estresse e pouca produtividade.
A importância do exame psicossocial se dá justamente na capacidade dos colaboradores conseguirem realizar as atividades diárias de modo correto, sem interferências. Para isso, ao serem observados os prováveis caminhos que facilitam a perda do controle emocional, há uma mudança no contexto de trabalho.
Afinal, muitas vezes, pequenos momentos são os responsáveis por produzirem cenários irreversíveis. Agir por impulso pode ser uma ideia mais provável de acontecer em locais de trabalho onde não são feitas avaliações psicossociais com frequência.
O desenvolvimento de quadros de adoecimento psicológico pode ocorrer de modo sutil e contínuo. Logo, o efeito disso pode ser potencializado, gerando absenteísmo, entre outros problemas. Priorizar o exame psicossocial é mais um passo que as empresas dão na qualificação de suas estruturas físicas e sociais.
Quais são as normas regulatórias que falam do exame psicossocial?
A antecipação é uma das qualidades dos grandes gestores. Ela pode evitar custos como multas, resultantes do não cumprimento da lei, e desfalque no time de trabalho. Por isso, é necessário observar se os colaboradores se enquadram em algumas das situações elencadas pelas normas regulatórias.
Saúde mental não é luxo, e sim obrigação para o trabalho básico de qualquer organização. Entenda que doenças mentais devem receber importância. Por isso, observe as normas regulatórias abaixo para que, dessa forma, você não negligencie o exame psicossocial.
NR 20
Especificamente, no item 20.15.6, é determinada a necessidade de considerar os riscos psicossociais para os integrantes da equipe de resposta a emergências, que trabalham com inflamáveis e combustíveis.
NR 34
Nessa norma, que trata sobre trabalho em construção naval, é falado — no tópico 34.17.7 — sobre os exames psicossociais para integrantes da equipe de resposta a emergências. O item 34.2.1 evidencia a importância do empregador zelar pela integridade psíquica de todos os funcionários.
NR 33
A norma regulamentadora expressa, no item 33.3.4.1, que todo profissional trabalhando em espaço confinado necessita do exame psicossocial. Para isso, é preciso levar em conta a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).
NR 35
O quesito 34.4.1.2 explicita a realização do exame para entender as disfunções psicossociais relacionadas ao trabalho em altura. Dessa forma, é possível estabelecer a realização de exames como uma política regular da empresa, ou seja, uma medida integrada ao cotidiano de trabalho.
Qual o profissional responsável por realizar o exame?
Como você deve supor, psiquiatras ou psicólogos, com as devidas habilitações comprovadas, são autorizados a realizar o exame psicossocial. Além disso, a solicitação desse exame é feita pelo coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) integrado à empresa. Dessa forma, é garantida a eficácia na saúde de todos os colaboradores.
Quando o exame psicossocial deve ser realizado na empresa?
O exame psicossocial, geralmente, é feito exatamente no momento da contratação de um funcionário, uma vez que já se sabe as condições de risco de estresse da natureza do trabalho. Ou seja, para cargos em que o colaborador desenvolverá suas atividades em locais confinados, com altura ou quaisquer outras funções que tenham risco.
Empresas que priorizam essa atitude inicial obtêm mais segurança para lidar com o quadro de funcionários. O exame psicossocial, e toda a estrutura que o envolve, deve ser encarado como um investimento, no qual o maior retorno é a manutenção da excelência dos funcionários e a construção de uma boa reputação da empresa.
O exame psicossocial é regulado pelas NRs (20, 34, 33, 35) e visa aumentar a segurança dos trabalhadores. Como vimos, observar as condições que provocam estresse é uma das melhores formas de elevar o nível de uma boa gestão empresarial. Afinal, colaboradores mais felizes e sadios resultam em mais produtividade e comprometimento com a empresa.
A comunidade de trabalho é uma forma de distribuir atitudes para o bem comum, concorda? Então, se você gostou deste texto, faça algo semelhante e compartilhe o conteúdo agora nas suas redes sociais.