Investir em Medicina do Trabalho traz benefícios não só para o funcionário, mas para a toda a empresa, gerando produtividade, redução de gastos e reconhecimento para a marca.
O que é a Medicina do Trabalho?
A Medicina do Trabalho, ou conhecida também como Medicina Ocupacional é uma área especializada em preservação e prevenção da saúde do colaborador, a fim de manter o ambiente de trabalho mais seguro.
Atua criando estratégias para evitar doenças ocupacionais, controlando a influência de determinado risco na saúde durante a vida laboral, desenvolvendo um ambiente com ergonomia e com condições de trabalho estáveis, reduzindo os gastos com indenizações e multas, além de preservar a qualidade de vida do trabalhador e a manutenção de sua saúde física, mental e social. Portanto, ao ter um bom plano, é possível evitar que o número de profissionais afastados diminua.
Quem atua na Medicina do Trabalho?
Qualquer empresa pública ou privada que mantém empregados contratados pelo regime CLT deve manter o SESMT – que pode ser formado por Médicos do Trabalho, Técnicos de Segurança do Trabalho, Auxiliares de Enfermagem do Trabalho e Enfermeiros do Trabalho – conforme o dimensionamento previsto no Quadro II na NR-04. Caso a empresa esteja desobrigada do dimensionamento, deve-se contratar uma consultoria de serviços especializados em SST, suprindo essa necessidade.
A Medicina do Trabalho possui dois pilares:
- A clínica médica: envolve o diagnóstico e tratamento de doenças.
- A saúde pública: aplica conhecimento médico e técnicas para prevenir doenças.
Entretanto, para um profissional médico exercer a Medicina do Trabalho, é obrigatório obter o certificado de residência médica voltado para essa área. Esse documento deve demonstrar a experiência dessa pessoa, conforme o reconhecimento da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação.
Além disso, as ações feitas pelo médico do trabalho são guiadas pelas Normas Regulamentadoras: NR5 (CIPA), NR6 (uso de EPI’s), NR7 (regulamenta o PCMSO), NR9 (regulamenta o PPRA) e NR17 (análise ergonômica).
Os impactos de um funcionário afastado
Quando um funcionário é afastado devido a um acidente de trabalho, gera muitos prejuízos para o negócio. Um deles é o financeiro, isso pois um trabalhador afastado, significa menos uma mão de obra, atrasando a produtividade da empresa, e consequentemente, a entrega de serviços.
Além disso, um funcionário afastado tem custos altos, como indenizações. Então, se houver uma ação trabalhista por conta deste acidente de trabalho, é necessário arcar com todas as despesas e multas.
Outro ponto que gera prejuízo é denegrir a imagem da marca. Se o acidente acabar por vazar na mídia, a marca acaba sendo prejudicada.
Além de que, ao ver que uma empresa não tem responsabilidade e segurança com seus próprios colaboradores, muitos clientes acabam por não fechar contratos.
Quando a empresa passa a olhar pelas condições e limites de cada colaborador, o número de afastamentos é reduzido.
O que a empresa ganha ao investir em Medicina do Trabalho?
Todo investimento vem seguido de vantagens, e no caso da Medicina do Trabalho, é benéfico tanto para empresa quanto para seus funcionários. Veja alguns exemplos:
- Redução de doenças ocupacionais: a partir do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), a empresa passa a conhecer quais doenças do trabalho podem se desenvolver, trabalhando para prevenir o surgimento ou agravamento. Além disso, são feitas avaliações ambientais, gerando laudos, estudos e levantamentos para detectar quais são os riscos que podem causar essas condições.
- Redução de acidentes: as avaliações feitas precocemente trazem diagnostico que ajudam a evitar que os trabalhadores fiquem em situações próximas a riscos ocupacionais, a fim de diminuir o número de acidentes do trabalho.
- Integridade física e mental: trabalha fazendo exames regulares comprovando a valorização que a empresa tem com seus colaboradores.
- Estar em dia com a legislação trabalhista: uma empresa que mantém seus funcionários através do regime CLT, tem programas e planos previstos em lei. Contudo, a falta do cumprimento destes, geram consequências.
- Maior produtividade: quando os colaboradores possuem um ambiente de trabalho saudável e seguro, eles ganham uma maior motivação para fazer suas tarefas. Assim, gerando uma maior produtividade.
- Redução de custos: um funcionário afastado não gera produtividade e traz altos custos para a empresa com indenizações e multas. Logo, evitando que um funcionário seja afastado, há uma significante redução de custos.
- Boa imagem para empresa: uma empresa sendo vista como um ótimo lugar para trabalhar, gera satisfação, não só por parte de seus funcionários, mas também, para seus clientes. Então, levando uma boa imagem da marca.
Software para Medicina do Trabalho
Para otimizar os processos de Medicina do Trabalho em uma empresa, um software pode ser o ponto ideal. Contudo, com um software especializado nesse setor, é possível ter fácil acesso aos documentos através de computadores ou dispositivos móveis com apenas alguns cliques. Os laudos médicos, atestados e resultados de exames podem ficar armazenados na pasta de cada colaborador.
>> 5 Dicas de como escolher um software para medicina do trabalho!
Com esse software, monitorar a saúde dos trabalhadores fica muito mais simples e ajuda a agilizar as tarefas do médico do trabalho, melhorando a produtividade e a colaboração entre os integrantes da equipe, já que qualquer setor pode ter acesso, como o de Recursos Humanos, por exemplo. Algumas vantagens:
- Armazenamento em nuvem
- Redução de Erros
- Melhora na produtividade do time
- Facilidade para administrar documentos
- Agenda médica inteligente
Todas essas vantagens e solução, você pode encontrar no software SOC, que faz o gerenciamento completo da medicina ocupacional, de forma 100% online com atendimento especializado.
Esse software é líder no segmento de SST, se tornando uma solução ideal para serviços especializados em prestadores de serviços e SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho).
Para saber mais, solicite uma proposta agora mesmo!