Com 22 anos de mercado, o SOC possui mais de 300 funcionalidades e 15 milhões de vidas gerenciadas, sendo o líder de mercado no ramo de Segurança do Trabalho.
O que é a Segurança do Trabalho?
A segurança do trabalho é o conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas que são desenvolvidas para garantir e melhorar a segurança dos ambientes de trabalho. Além disso, a segurança do trabalho também atua na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, com o intuito de proteger a integridade física do trabalhador.
Esse é um setor de extrema importância para qualquer empresa, visto que a segurança do trabalho influencia positivamente na produtividade dos colaboradores e na redução de custos do negócio. Isso porque, trabalha com ações preventivas para evitar situações que afetem a saúde e qualidade de vida das pessoas.
>> O que podemos esperar para o futuro da Segurança do Trabalho
Os profissionais que atuam nessa área, buscam manter um ambiente livre de riscos de acidentes e doenças ocupacionais, prezando pela prevenção. Além disso, a área de segurança do trabalho também direciona recursos para tratamentos de colaboradores que se acidentaram em seu período de trabalho, evitando processos judiciais.
-
Qual sua importância?
Em 2022, o número de acidentes de trabalho bateu recordes. De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, foram comunicados 612,9 mil acidentes e 2.538 óbitos registrados para pessoas que trabalham na modalidade CLT. São 7 notificações a cada 100 mil vínculos empregatícios, um número preocupante.
Com isso, a Segurança do trabalho é a responsável por realizar ações para prevenir riscos e acidentes na empresa, garantindo segurança para os colaboradores.
Isso traz reputação, credibilidade e reconhecimento para empresa diante do mercado, se tornando um diferencial. Além de fazer com que os colaboradores se tornem mais produtivos, pois ficam mais satisfeitos com a organização.
- Segurança X Saúde do Trabalho
Muito se fala sobre o termo ‘SST – Segurança e Saúde do Trabalho’, mas há alguma diferença entre esses dois termos?
Basicamente, a medicina foca em preservar e manter a saúde do funcionário, enquanto a segurança é responsável em garantir a integridade física do colaborador. As duas andam juntas para garantir que o ambiente de trabalho seja saudável e tenha condições dignas para os profissionais desenvolverem suas atividades.
Gestão de Segurança do Trabalho
É importante ter uma boa gestão de segurança do trabalho, dessa maneira, medidas serão adotadas para evitar que os colaboradores coloquem suas vidas em risco.
>> Veja como fazer a gestão de segurança do trabalho
Veja alguns benefícios da gestão de segurança do trabalho:
- Redução de acidentes do trabalho;
- Redução de custos com acidentes do trabalho;
- Aumento da produtividade;
- Responsabilidade organizacional;
- Garantia de que os equipamentos de proteção individual e coletivo estejam em ótimo estado;
- Cumprimento das legislações;
- Melhora na qualidade de vida dos profissionais.
Software para Segurança do trabalho
Para fazer uma boa gestão, contar com um software de Segurança do Trabalho é indispensável, visto que é obrigatório cumprir com diversas legislações ligadas à segurança do colaborador. Ao utilizar a tecnologia, você pode ter uma melhor visão da gestão de SST, tornando-a mais eficiente, reduzindo a frequência de acidentes de trabalho e de custos previdenciários.
>> Saiba como utilizar a tecnologia a favor da Saúde e Segurança do Trabalho
-
Benefícios do Software para Segurança do Trabalho
Gestão da legislação: atualmente existem 38 Normas Regulamentadoras em vigor, com isso, as empresas devem ficar atentas para o cumprimento de cada uma delas, de acordo com o tipo de sua empresa. Contar com um software, pode ajudar a fazer essa gestão.
Identificação de problemas: com um software, você ganha uma visão maior sobre toda a gestão de segurança do trabalho da sua empresa, conseguindo gerar relatórios e percentuais. Com isso, é possível identificar problemas e resolvê-los.
Aumento de produtividade: com um software, há a otimização e automatização de processos e com isso, o ganho de produtividade.
Redução de gastos com acidentes: com uma boa gestão de segurança, novas práticas visando a segurança do profissional são implementadas e com isso, a taxa de acidentes reduz, trazendo economia nos gastos da empresa, visto que um único acidente pode acarretar diversos custos com afastamentos, seguros, custos hospitalares e outros.
Redução da taxa de afastamentos: além da diminuição da taxa de acidentes, há também redução na taxa de afastamentos, e consequentemente, mais redução de custos.
Melhor reputação para empresa: uma empresa que se preocupa com seus colaboradores, ganha boa reputação. Isso porque as pessoas querem consumir produtos e/ou serviços de lugares que possuem esse tipo de responsabilidade. Se torna um diferencial para o mercado.
Não tem um software? Veja o que pode acontecer
Os benefícios de ter um software são muitos. Mas você sabia, que não ter um software pode prejudicar a sua empresa?
O eSOCial é uma plataforma do Governo Federal para centralizar as informações tributárias, trabalhistas e previdenciárias. E é por meio dessa plataforma que as empresas devem mandar toda documentação necessária para cumprir com a legislação de Segurança e Saúde do Trabalho.
Ter um software para fazer esses envios diretamente para o eSOCial evita que prazos sejam perdidos e multas sejam pagas por descumprimento. O valor da multa é calculado de diferentes maneiras, como por funcionário e tipo de documentação.
>> Multas do eSOCial: onde elas se aplicam e quais cuidados tomar
O sistema SOC fez parte do Grupo de Trabalho das empresas piloto de Segurança e Saúde no Trabalho, o que garantiu antecipação nas soluções desenvolvidas para o eSOCial. E antes mesmo do projeto ser implementado oficialmente, o SOC já tinha realizado 300 mil envios de eventos relacionados aos afastamentos (S-2230). O SOC envia mais de 3 milhões de eventos por mês com sucesso para o eSocial, sendo uma referência no ramo.
Por que o SOC é o melhor software de Segurança do Trabalho do mercado?
O SOC traz controles essenciais para a gestão de Segurança do Trabalho. São mais de 300 funcionalidades que automatizam as rotinas operacionais e geram segurança para a empresa.
Dentro do SOC, é possível fazer gestão de treinamentos e convocações, importantes para que o funcionário possa exercer sua função respeitando a segurança do trabalho, o que é indispensável para a preservação de saúde e qualidade de vida.
Há também o módulo de entrega de Equipamento de Proteção Individual – EPI, em que a empresa consegue controlar o vencimento dos equipamentos, quais os funcionários retiraram, quais precisam ser devolvidos, tudo de acordo com a NR-6.
Com o SOC, também é possível criar um checklist para inspeção de obras e equipamentos, além de já oferecer fichas prontas para atividade, o usuário também pode personalizá-las de acordo com as suas necessidades.
Toda essa gestão proporciona qualidade de vida e segurança para os funcionários, além de ajudar a empresa a se respaldar contra eventuais processos trabalhistas.
O SOC demonstra em números seus resultados, já são mais de 15,2 milhões de vidas gerenciadas, 3.200 clientes, 170 mil usuários ativos, 87 mil ASOs emitidos diariamente e mais de 862 mil empresas gerenciadas. Sendo assim, o líder de mercado.
Veja alguns cases de sucesso do SOC:
- >> SOTREQ realiza Gestão de EPI efetiva com o SOC
- >> Camargo Corrêa se adepta ao mundo digital utilizando o SOC
- >> Empresa Swift tem informações sobre a área de SST em tempo real com o SOC
Não está satisfeito com o seu sistema atual? Venha para o SOC!
Se você já tem um sistema, mas está insatisfeito, você pode migrar para o SOC! Venha ser líder e ter resultados com o SOC. Solicite sua proposta agora!