Ao investir na Saúde e Segurança dos trabalhadores, a medicina ocupacional também se torna um grande aliado estratégico, resultando em excelentes resultados.
Muitas empresas ainda não sabem a dimensão que a medicina ocupacional pode tomar em uma empresa. Colocar esse fator como prioridade é um dos principais pilares para se alcançar o sucesso. Afinal, uma empresa que valoriza seus funcionários e se preocupa com a saúde e bem-estar de todos, é uma empresa bem-sucedida.
O que é a medicina ocupacional?
A Medicina Ocupacional, também conhecida como Medicina do Trabalho, é uma especialidade médica voltada para a promoção e preservação da saúde dos trabalhadores, visando trazer um melhor ambiente de trabalho para os colaboradores, tanto para saúde física, quanto para saúde mental. Seu principal objetivo é prevenir doenças relacionadas ao trabalho, bem como melhorar as condições laborais e promover ambientes de trabalho seguros e saudáveis.
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Esse cuidado contribui não apenas para a saúde dos colaboradores, mas também para o sucesso e a sustentabilidade das empresas.
O papel da medicina ocupacional nas empresas
A medicina ocupacional desempenha um papel de muito sucesso nas empresas, visando garantir a saúde e segurança dos trabalhadores, contribuindo para ambientes mais produtivos, seguros e saudáveis.
Quando uma empresa entende a importância de um ambiente saudável, a medicina ocupacional se torna uma aliada estratégica em busca de um crescimento sustentável.
>> Como as Normas Regulamentadoras são classificadas: entenda
Além de ser uma obrigação colocada nas Normas Regulamentadoras, se tornou um indicador de responsabilidade social e um determinante para o sucesso a longo prazo. Por isso, vemos que muitos negócios que se adequaram ‘ao novo’, empresas modernas, estão à frente de outras. Isso porque, uma organização boa, atrai bons profissionais, se tornando crucial para retenção de talentos, na construção de uma imagem positiva e até para redução de absenteísmo.
Os benefícios da medicina ocupacional nas empresas
Além de cumprir a legislação trabalhista, ainda, a medicina ocupacional é muito benéfica em diversas partes para a empresa. Veja alguns exemplos:
- Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais: a medicina do trabalho ajuda a identificar e reduzir os riscos no local de trabalho, atuando na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
- Redução de absenteísmo: com uma boa gestão de medicina ocupacional, a taxa de absenteísmo diminui, aumentando a presença e produtividade dos funcionários. Além de reduzir custos com funcionários afastados.
- Promoção de saúde ocupacional: a medicina ocupacional nas empresas ajuda a promover a saúde no trabalho, com campanhas de vacinação, treinamentos, orientações sobre hábitos saudáveis e mais.
- Melhoria do clima organizacional: o cuidado com os colaboradores contribui para um bom clima organizacional, colaboradores satisfeitos e saudáveis são mais propensos a se dedicarem, inovarem e contribuírem ativamente para os objetivos da empresa.
- Responsabilidade social: uma empresa que cumpre com toda a legislação possui uma estratégia inteligente e constrói uma boa reputação em termos de responsabilidade social corporativa.
- Gestão de Recursos Humanos: a saúde ocupacional também colabora na gestão de recursos humanos. Isso porque, avaliações regulares da capacidade de trabalho garantem que os colaboradores estejam aptos para suas funções, evitando desgastes e contribuindo para a satisfação no trabalho. Isso não apenas melhora a eficiência operacional, mas também contribui para a retenção de talentos.
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Colaboradores mais produtivos, melhores resultados
Ao promover uma boa saúde ocupacional para os funcionários, como resultado, é possível ver um aumento na produtividade dos mesmos, o que se torna benéfico para a empresa como um todo.
Isso porque, ao mostrar preocupação pela saúde e bem-estar, os colaboradores se sentirão mais à vontade, mais seguros, e poderão se preocupar mais no trabalho, entregando resultados com mais eficiência. Além disso, o número de funcionários afastados diminui, o que consequentemente traz redução de custos e podendo contar com uma equipe completa, o sucesso para a empresa é certo.
Legislação relacionada à saúde ocupacional
A Secretaria do Trabalho e Emprego (Ministério do Trabalho) é o órgão responsável por todas as fiscalizações dos trabalhadores, incluindo a área de SST.
Entre as obrigatoriedades, estão as 38 Normas Regulamentadoras, NRs, que foram previstas pela Portaria de nº 3.214, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), e o Programa de Controle de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Baseado na Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, referente à Consolidação das Leis do Trabalho, que assegura direitos ligados à segurança e à medicina do trabalho, onde o art. 157 salienta que cabe às empresas:
I – cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;
II – instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;
III – adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente;
IV – facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.
É importante que as empresas estejam atentas às legislações e se adaptem a elas.
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