Nestor W Neto, técnico de Segurança do Trabalho, usou seu conhecimento e deu sua opinião sobre o PGR ser mais importante que o GRO.
Por: Nestor W Neto
Será mesmo que o PGR é mais importante do que o GRO? Nesse artigo provaremos que sim!
Vemos muitas empresas investindo demais no PGR e ainda assim, com taxas de acidentalidade e adoecimentos que não melhoram, com processos produtivos que não melhoram, com adicionais de insalubridade e de aposentadoria que não são eliminados!
Quando a empresa foca no PGR em detrimento ao GRO, o resultado que normalmente ela colhe é a estagnação dos seus processos produtivos, gestão de riscos e maturidade de segurança.
Mas, por que a maioria das empresas foca no PGR e despreza o GRO?
– Atendendo a fiscalização do trabalho: Isso ocorre porque normalmente o Auditor Fiscal do Trabalho fiscaliza o PGR, e não o GRO. A cultura de brasileira nesse ponto ainda é, por assim dizer, “uma cultura cartorial”.
Dentro da burocracia de segurança estamos sempre elaborando algo para atender os interesses de alguma autoridade. Assim, ao invés do objeto elaborado servir de caminho, de canal para fluir a melhoria, se transforma em algo para mostrar a alguém ou a algum órgão.
– É algo que vende fácil: Outro ponto importante é que é mais fácil vender o PGR do que o GRO. O empregador também está acostumado a comprar papéis de segurança que ele nem sabe para que serve. E já que o GRO não é papel, e sim o formato da gestão, ele acaba nem entrando em pauta.
– Educação profissional: Infelizmente, na maioria dos centros de formação profissional aprendemos a pensar que fazer gestão de SST é acumular papéis. Até nos cursos poucas vezes discutimos o modelos de gestão, mas muito discutimos sobre modelos de documentos.
Fuja do PGR avulso
A finalidade do GRO é dar o formato da gestão dos riscos, por isso ele é mais robusto, contanto com análise de riscos e perigos, nível do risco, plano de preparação para emergências, hierarquia das medidas de controle, investigação de acidentes e incidentes, inventário de riscos, plano de ação e avalição de eficácia.
Já o PGR, se aproveitando do trabalho elaborado para o GRO, incorpora, faz uso, do inventário de riscos e plano de ação.
Uma gestão de SST somente terá chance melhorar os processos, cultura e ambientes de trabalho se for calçada por um sistema de gerenciamento de risco vivo. Toda empresa tem que implementar as etapas do GRO, mas nem todas precisam ter PGR.
PGR avulso é o PGR sem GRO. Um PGR sem GRO, é algo sem sentido, é como colocar um cobertor em cima de nada!
Por que escolher o SOC para as suas soluções?
Quer soluções eficazes para a gestão de GRO e PGR? Escolha o SOC, Software líder de Gestão Ocupacional. Isso porque o SOC será um grande aliado, visto que é totalmente voltado para essa área e está sempre atualizado.
Com o SOC, é possível garantir mais segurança para a empresa, evitando acidentes no ambiente de trabalho, e consequentemente, afastamentos.
Uma das funcionalidades do nosso sistema é estar de acordo com a NR 1, ajudando a sua empresa a gerenciar riscos da melhor maneira possível.
Se você quer modernizar o seu sistema de gerenciamento que engloba o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – GRO e o Programa de Gerenciamento de Riscos, a fim de garantir um melhor ambiente para desempenho das atividades dos colaboradores da empresa, conte com o SOC – a melhor solução de software de Gestão Ocupacional, que apresenta os melhores resultados para suas necessidades.
Quer saber mais? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas.
Acompanhe o SOC nas redes sociais: Facebook | Instagram | YouTube | LinkedIn | Twitter